Rede de universidades cria cátedra de tecnologias acessíveis

Compartilhe


A Indra e a Red Ilumno, rede formada por nove universidades da América Latina, que inclui as brasileiras Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), assinaram uma Cátedra de Tecnologias Acessíveis para o desenvolvimento de um projeto que visa ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior à distância.

A Cátedra com a Rede Ilumno é a primeira da Indra no Brasil e será liderada pelas instituições brasileiras de ensino participantes. O projeto terá um tempo estimado de quatro anos para ser finalizado e prevê várias etapas, começando pela elaboração de um diagnóstico para identificação das principais necessidades das pessoas de deficiência no que tange a educação à distância e inclusão digital, para posteriormente propor as tecnologias que atenderão estas necessidades.

“Estamos muito satisfeitos com esse acordo porque vai ao encontro da premissa da nossa responsabilidade corporativa, que é aproveitar nossa expertise em inovação e tecnologia de ponta e entregar à sociedade algo que realmente possa fazer diferença na vida das pessoas”, afirma Edenilson Fleishmann, diretor-geral da Indra no Brasil.

Esta colaboração internacional foi incentivada pela UNIJORGE e a Cátedra é mais um passo importante para a instituição. “Acreditamos no amplo acesso à educação superior de qualidade e este acordo coaduna com esta visão. Estamos experimentando uma sociedade cada vez mais permeável às diversidades humanas e, neste contexto, é de grande importância discutir aspectos relacionados à inclusão. Além disso, vamos colaborar para a formação de pessoal, difusão e consolidação de pesquisas na área de acessibilidade, temática recente no meio acadêmico”, afirma o professor Dr. Guilherme Marback, reitor do UNIJORGE e diretor da Cátedra em Acessibilidade em Educação à Distância.

A Indra colabora continuamente com instituições do conhecimento para a realização de suas Cátedras e ao todo possui doze parcerias com universidades que já desenvolveram tecnologias de alcance global, como é o caso do HeadMouse e o Teclado Virtual. Estes softwares gratuitos auxiliam pessoas com mobilidade reduzida a utilizarem o computador de maneira autônoma e que já contam com mais de 400.000 downloads procedentes de 95 países. A Cátedra firmada com a Red Ilumno soma-se aos mais de 40 projetos de P&D que a Indra tem realizado mundialmente. Na América Latina existem mais duas Cátedras, uma na Argentina e outra no México.

A assinatura do acordo aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de outubro, e contou com a presença do reitor da Red Ilumno, Oscar Aguer, o reitor da UNIJORGE, Guilherme Marback e o reitor da UVA, Arlindo Cardarett Vianna, entre outros. Da parte da Indra, esteve presente no evento de assinatura Ángeles Mera, diretora de comunicação e responsabilidade corporativa da Indra no Brasil.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020