Debate: inclusão social

Compartilhe

Nos dias 22 e 23 de outubro acontece o 2º Workshop de Inclusão Social, que terá debates sobre inclusão de pessoas com deficiência.

O encontro será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), reunindo as cooperativas paulistas na sede da instituição. O evento vai fazer um balanço do Programa Aprendiz Cooperativo e reunirá personalidades que se destacaram por superar barreiras e preconceitos, como os atores e diretora do filme “Colegas” Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Aleksandra Zakartchou. Também participam do encontro a psicóloga e deputada federal Mara Gabrilli, o escritor Marcelo Rubens Paiva e o atleta Ranimiro Lotufo.

As cooperativas do estado querem discutir a construção de um modelo de negócios mais inclusivo e socialmente responsável. No dia 22, no Workshop de Inclusão Social, o Sescoop/SP fará um balanço do Programa Aprendiz Cooperativo, bem como das perspectivas de crescimento e indicadores de sucesso. Além disso, serão apresentadas palestras sobre o comportamento dos adolescentes e sobre criatividade e inovação.

Pessoas com Deficiência
No dia 23, o tema central é a inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas. De acordo com a coordenadora do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Renata Bolanho, o objetivo do encontro este ano é abordar outras questões relativas ao tema, que vão além da obrigatoriedade das cooperativas cumprirem as cotas estabelecidas pela legislação.

“Queremos mostrar que inclusão social envolve um processo que vai muito além das cotas. É preciso promover uma cultura inclusiva e estimular um olhar ampliado para encontrar soluções no longo prazo. Para isso, o processo de inclusão deve ser feito de forma transversal e mobilizar todas as áreas e funcionários da cooperativa”, explica Renata.

Para fomentar esse debate, a programação do workshop contará com temas mais abrangentes este ano. O objetivo é ampliar a visão dos participantes sobre as diversas formas de deficiência e as possibilidades encontradas por pessoas e organizações para enfrentá-las. A expectativa é de que o público também seja mais variado, com a presença não apenas dos profissionais de Recursos Humanos, mas também dos dirigentes, gestores e empregados das cooperativas.

Segundo a analista de Projetos Sociais Pâmela Ramos, o Sescoop/SP pretende, dessa forma, incentivar as cooperativas para o desenvolvimento de programas de inclusão que se tornem efetivos.  “Não basta apenas contratar um profissional com deficiência. O mais importante é inserir essa pessoa no contexto da organização e acolhe-la como parte da equipe, com papeis e responsabilidades bem definidos”, conclui Pâmela.

Destaques da programação do dia 23/10
Inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas
Bate-papo: elenco do filme Colegas
Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Aleksandra Zakartchou - atores e diretora de comunicação do filme, exibido em festivais de cinema internacionais e ganhador de prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor.
Mesa: Cultura da Inclusão
Mara Gabrilli – Psicóloga, publicitária e deputada federal.
Marcelo Rubens Paiva – Escritor, autor teatral e jornalista.
Ranimiro Lotufo – Palestrante, modelo, atleta e piloto de parapente.


Mais informações: www.sescoopsp.org.br

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020