CCBB oferece a versão tátil da exposição Visões

Compartilhe

Para quem tem deficiência visual é altamente enriquecedor tocar nas réplicas em tamanho menor mas com o mesmo formato e textura das obras originais. Mas o espaço de experimentação oferecido pelo Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil é aberto para quem quiser vivenciar. É muito bacana. Depois de visitar a exposição, basta se informar na recepção. O Educativo Aberto fica ali mesmo, no térreo.


Experiência sensorial

Tempos atrás, me deparei com um grupo circulando pelo Memorial com os olhos vendados guiados por dois mediadores e acompanhei a roda de bate-papo deles após a visita, antes mesmo de tirarem os tapa-olhos. Cheiros, sons, mudança de temperatura, tato e a própria intuição tornam-se mais intensos quando se é privado da visão e, mais que isso, aguça a percepção e o reconhecimento do outro.

Melhor para todos

Nas minhas andanças pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade tenho percebido uma preocupação cada vez maior com a acessibilidade, nos seus diversos aspectos, em todos os espaços e museus. Sempre há atividades voltadas para pessoas com deficiência seja na visita aos espaços ou em ações que dialoguem com a programação. A experiência é enriquecedora também para quem não tem deficiência.

Acessibilidade

Neste sábado (20), o Espaço do Conhecimento UFMG terá o dia dedicado ao tema acessibilidade para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O Café Controverso debaterá a surdez, haverá visita acessível em Libras à exposição Demasiado Humano e a oficina “Acessibilidade em museus: comunicação, sentidos e ações”. As atividades são gratuitas. Confira detalhes da programação no site do museu, espacodoconhecimento.org.br .


Fonte: Jornal Hoje em Dia por Liliane Nogueira.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020