A educação inclusiva avança no Brasil: cursos, livros e palestras oferecem apoios na formação de professores
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Dados recentes da União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime), mostram que no mundo, as pessoas com
deficiência estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar. Segundo o
último Censo Populacional (IBGE, 2010), o Brasil têm 45,6 milhões de pessoas
com algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população. A maioria
das crianças e adolescentes com deficiência já estuda em escolas regulares. Em
2013, 77% (648 mil) das matrículas de alunos com deficiência estavam em classes
comuns.
É um número expressivo, mas que ainda gera muitas
expectativas e desafios quando o assunto é Educação Inclusiva. “Sou bastante otimista
com relação à ela. Fico muito bravo quando alguém diz que nada mudou com
relação às pessoas com deficiência. Mudou sim, e para melhor”, diz professor e
psicólogo educacional Emílio Figueira (44). “A Educação Inclusiva é uma delas.
Claro, muita coisa precisa ser melhorada, aperfeiçoada. Temos relatos de casos
que deram errados. Mas também temos muitos relatos de sucesso. Tudo é uma
questão de processo. E processos precisam respeitar etapas. Assim como as
questões que envolvem pessoas com deficiência são culturais, precisam de tempo
para mudanças de mentalidades!”, conclui o educador.
Considerado uma referência em Educação Inclusiva no
país, Figueira é autor de livros como “O que é Educação Inclusiva”,
“Conversando sobre educação inclusiva com a família”, “A deficiência dialogando
com a arte”, “Psicologia e pessoas com deficiência”, “Caminhando em silêncio:
uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil”,
dentre outros.
Para Figueira, sendo “um processo em que se amplia a participação
de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, a Educação
Inclusiva é uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas
vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É
uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas
singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a
inserção social de todos”.
Sua história é um misto de experiências próprias e
atividades profissionais em prol de pessoas com deficiência. Figueira nasceu
com uma deficiência motora, paralisia cerebral, que compromete a fala e
movimentos. Muito cedo nos anos 70 foi para a AACD numa época onde a
reabilitação ainda estava no início no Brasil. E isto fez toda a diferença em
sua vida. Foram nove anos de muitas terapias e estímulos que renderam a sua
autonomia. Graças ao tratamento e motivação que recebeu na AACD, mesmo tendo
muitas coisas contra como uma sociedade ainda segregadora, optou por estudar.
Foi jornalista em vários meios de comunicação nos anos 80 e 90. Formou-se em
psicologia e em teologia, fazendo em seguida cinco pós-graduações e um
doutorado em psicanálise. Hoje está concluindo doutorado em teologia, exerce
várias atividades, tem 49 livros e 88 artigos científicos publicados no Brasil
e exterior, textos montados no teatro.
Em uma entrevista exclusiva, o professor observou: “A
Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca
perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os
sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de
forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Uma
prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças
significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana
dos professores e nas relações família-escola, resultando em uma força
transformadora, apontando para uma sociedade inclusiva”.
Curso e Palestras
Especializado e apaixonado pela modalidade da educação
a distancia, Emilio Figueira está comemorando cinco anos ministrando cursos
online de Educação Inclusiva. Nesse período teve como alunos em fase de
graduação ou especialização, mestrandos, doutorandos, professores, diretores,
pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral. O educador aborda em
suas aulas as bases históricas, as legislações e conceitos básicos da Educação
Inclusiva, as características de cada tipo de aluno com necessidades
educacionais especiais e as dicas pedagógicas para cada um, elaborar as
estratégias pedagogias e executá-las na elaboração e andamento de uma sala de
aula inclusiva e serem agentes multiplicador do conceito e filosofia da
Educação Inclusiva. Seu principal curso é de 180 horas e totalmente online pela
UNICEAD, com certificado de aperfeiçoamento profissional aceito por várias
escolas, concursos públicos e prefeituras como pontos e/ou plano de carreira de
funcionários e educadores.
Superando suas próprias limitações, nos últimos quatro
anos, Figueira tem viajado sempre sozinho por vários Estados brasileiros,
cidades, ministrando palestras sobre “As pessoas com deficiência na era da
inclusão escolar e social” em escolas, universidades, clubes, entidades,
instituições, ao mais variado público. São mais de 38 palestras ministradas onde
de maneira multimídia o autor fala um pouco da história das pessoas com
deficiência no Brasil, os três momentos pedagógicos voltados aos educandos com
necessidades educacionais especiais, a ansiedade no processo de Educação
Inclusiva, o desenvolvimento global do aluno e os efeitos positivos das
deficiências e pontos para uma boa Educação Inclusiva.
Na palestra “Pessoas com Deficiência e Suas Interações
no Mercado de Trabalho”, com uma abordagem um pouco diferente do convencional,
Emílio Figueira destaca que uma inclusão no mercado de trabalho dependerá
também de uma boa convivência no ambiente profissional. Se o empregador e
funcionários com ou sem deficiência se atentar para esse detalhe, mais que as
metas produtivas, as interações sociais serão experiências enriquecedoras para
todos os envolvidos no ambiente. Surgirão as aprendizagens mútuas entre todos
os envolvidos no processo.
MAIS INFORMAÇÕES:
Professor Emilio Figueira – www.emiliofigueira.com.br
Fonte: Do R7
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