Escolas dão exemplo de acessibilidade e inclusão
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Escolas e instituições de ensino têm a obrigação
social de atender todos os alunos, sejam eles pessoas com deficiência, ou não.
Escolas estaduais e municipais de Manaus e Curitiba
têm ótimos exemplos de preocupação com acessibilidade e inclusão do aluno com
deficiência visual. São ações simples que fazem uma diferença muito grande na
vida do aluno.
Em Manaus, professores recebem treinamento para
atender alunos com deficiência visual através do Projeto Atendimento
Educacional Especializado, que ensina professores da rede pública municipal a
lecionarem com o sistema braille para alunos cegos ou com baixa visão.
O projeto recebe do MEC alguns materiais essenciais
para os alunos, como lápis adaptados, material em Braille e bengala e também é
responsável pela criação de materiais especiais, como livros programas de
computadores.
Outro bom exemplo acontece no estado do Paraná,
onde 250 escolas estaduais e municipais contam com salas de recursos com
atividades multifuncionais na área visual para alunos cegos e de baixa visão.
As aulas, que acontecem no contraturno, são focadas
na área visual e desenvolvidas com acompanhamento pedagógico, com atividades de
orientação e mobilidade, vida autônoma, braille, soroban, entre outras.
Ficamos na torcida para que mais exemplos como este
existam em escolas de todo o Brasil.
Fonte: Fundação Dorina
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