Comissão aprova atendimento prioritário a deficientes no comércio

Compartilhe

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 26, o projeto de lei 628/11, que estende ao comércio a obrigatoriedade de tratamento prioritário para pessoas com deficiência, idosos, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Pela lei 10.048 de 2000, o atendimento diferenciado é obrigatório nas repartições públicas, concessionárias de serviços públicos e em bancos.

O projeto de lei, de autoria da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), inclui também a previsão de multa nos casos de desrespeito à norma. A multa pode chegar a dez vezes o valor do menor benefício pago pelo Regime Geral de Previdência Social. Como a votação na CCJ teve caráter conclusivo, o texto segue agora para análise no Senado.

Nilda Gondim explicou que a regra e a penalidade valerão para qualquer local comercial onde existam caixas, balcões ou guichês para atendimento. “Existe uma lacuna na lei no tocante a determinados lugares onde comumente encontramos aglomerados de pessoas fazendo compras de gêneros os mais variados e que, dependendo do tipo de estabelecimento ou comércio, enfrentam filas enormes para adquirir algum bem”, disse a deputada.

Ela disse que é comum deparar com esse público em filas de hipermercados, supermercados e lojas de departamentos. “São casos de mães com crianças de colo tendo que se mover, com carrinhos de compras em hipermercado lotado, procurando filas menores para serem atendidas logo.” Nilda lembrou que os desafios são os mesmos para idosos e pessoas com deficiência, que têm menos agilidades, flexibilidades e, muitas vezes, saúde frágil.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020