Dois exoesqueletos que farão paraplégico andar chegaram a SP, diz Nicolelis

Compartilhe

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis apresentou um vídeo em sua página no Facebook em que mostra o chute de um exoesqueleto. Chamado "Andar de novo", o projeto tem como objetivo fazer com que um paraplégico consiga dar o pontapé inicial na Copa do Mundo de 2014. Nas próximas semanas, a estrutura metálica deve ser testada por crianças da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente)



O projeto "Andar de Novo", liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, tem como objetivo fazer um paraplégico levantar da cadeira de rodas e dar o primeiro chute da Copa do Mundo, que ocorre em junho no Brasil. Nesta quarta-feira (5), o pesquisador contou em seu Facebook que dois exoesqueletos (que serão responsáveis por fazer as pernas se mexerem ao comando do cérebro) chegaram a São Paulo para testes.


A AACD já recrutou voluntários que estão sendo treinados desde o ano passado para comandarem o exoesqueleto. O mais bem adaptado à vestimenta e aos comandos será o escolhido para o chute.

Em 4 de fevereiro, o cientista afirmou que a equipe do projeto em Paris conseguiu fazer ambas as pernas do exoesqueleto se movimentarem ao mesmo tempo, reproduzindo um padrão de caminhada. "Articulações moveram-se perfeitamente, com movimentos fluídos e sem qualquer ruído mecânico. Exo supera primeiro grande teste mecânico e de controle", disse na rede social.

O pesquisador evita falar com a imprensa e contar sobre os passos do projeto que conta com várias linhas de pesquisa, desde um mundo virtual para treinar os comandos cerebrais até o desenvolvimento de roupas com resposta tátil.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020