Brasil retorna ao cenário internacional no tênis em cadeira de rodas para tetraplégicos, no Para-Sulamericano do Chile

Compartilhe

Tenista Dave Raposo rebate a bola durante a partida
Os Jogos Para-Sulamericanos de Santiago, no Chile, estão servindo como uma importante etapa para a difusão do tênis em cadeira de rodas no Brasil. Pela primeira vez desde 1999, o país conta com representantes da classe Quad em uma competição internacional. É o caso do brasiliense Dave Raposo, que completa 36 anos nesta sexta-feira, 28, e do catarinense Ymanitu Geon, 31.

Esta é a primeira edição da competição sul-americana multidisciplinar em âmbito paralímpico. Oito países, incluindo o Brasil, disputam sete modalidades até o domingo, 30: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A delegação verde-amarela conta com 81 atletas.

Quad é a classe do tênis em cadeira rodas voltada para atletas com deficiência em três ou quatro membros, majoritariamente praticada pelos tetraplégicos – daí a origem do nome Quad, da expressão em inglês quadriplegic (tetraplégico). Nas Américas, apenas Canadá e Estados Unidos possuem atletas competindo com frequência no circuito internacional. Por este motivo, o Quad não faz parte do programa dos Jogos Parapan-Americanos. Mas estará nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.

No Para-Sulamericano de Santiago, sete tenistas disputam a medalha de ouro, dos quais, dois são brasileiros. Dave e Ymanitu correspondem a 50% dos atletas do país classificados para disputar torneios de Quad, e, por isso, estão no Chile. A última vez que um brasileiro disputou uma competição internacional nesta classe foi no Mundial de 1999, nos Estados Unidos.

“O Brasil possui uma boa quantidade de tetraplégicos competindo no tênis de mesa, natação, bocha e rúgbi em cadeira de rodas. A ideia é que a classe dos Quad possa crescer no país também, e isso passa por nossa participação aqui no Para-Sulamericano de Santiago”, contou Wanderson Cavalcante, coordenador do tênis em cadeira de rodas na Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

“É importante representar o Brasil neste Sul-Americano para estimular outros tetraplégicos a iniciar no esporte e se dedicar, como estou fazendo. Agradeço ao Wanderson pela oportunidade de representar meu país e adquirir ainda mais conhecimento para continuar competindo”, comentou Dave, que ficou tetraplégico após chocar-se com um ônibus enquanto treinava ciclismo em uma das pistas mais movimentadas de Taguatinga, no Distrito Federal.

Dave estreou na manhã desta quinta-feira, 27, contra o peruano Martin Ordoñez e perdeu por 2 sets a 0. Nesta sexta-feira, 28, será a vez de Ymanitu jogar. Ele enfrenta o equatoriano Edison Molina, de manhã.

O tênis de cadeira de rodas brasileiro conta com mais quatro atletas nos Jogos Para-Sulamericanos: Carlos Jordan dos Santos, Natalia Mayara, Rejane Cândida e Daniel Rodrigues, que venceu na estreia da chave de simples o peruano Joel Myhua, por 2 a 0.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Santiago, Chile
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / Rádio no Chile: 88*111940)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / Rádio no Chile: 88*144490)



Fonte:
Fotos: www.fotocom.net
Hotsite: http://www.cpb.org.br/jogos-para-sulamericanos/
Vídeos: www.youtube.com/cpboficial

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020