6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Compartilhe

O Assim Vivemos está chegando à sua 6a edição comemorando 10 anos de existência, pois o nosso festival é bienal: estreou em 2003 e seguiu com edições inéditas em 2005, 2007, 2009 e 2011. Realizamos itinerâncias em outras cidades em 2010 e em 2012, ampliando cada vez mais seu alcance e possibilitando que mais pessoas se beneficiem da experiência de conhecer, através dos filmes, histórias de vida inspiradoras e altamente transformadoras.

Não podemos deixar de mencionar que nunca recebemos tantas inscrições de filmes brasileiros como neste ano. E o mais importante não é apenas a quantidade, mas a qualidade da maior parte da produção. Para nós, é uma grande satisfação poder anunciar que, este ano, temos uma ótima safra de filmes nacionais.

É difícil dizer se esse incremento da produção brasileira de filmes sobre deficiência tem uma relação direta com os 10 anos de realização do Festival Assim Vivemos. Ao longo desses anos, temos sido testemunhas, para nossa felicidade, de uma sempre crescente preocupação da sociedade brasileira, de modo geral, com as questões das pessoas com deficiência.

O Festival Assim Vivemos se orgulha de ter sido o pioneiro na acessibilidade em produtos cultuais e de ter introduzido no Brasil a Audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Ao longo desses 10 anos, vimos a acessibilidade em produtos culturais ganhar espaço na TV, nos teatros e em grandes eventos, como a Conferência das Nações Unidas, Rio+20. É um indicador de um processo mais amplo de compreensão da importância da inclusão das pessoas com deficiência de forma universal.

Dedicamos esta edição do festival à memória de Marco Antonio de Queiroz, especialista em acessibilidade web, autor dos sites Bengala Legal e Acessibilidade Legal, e primeira pessoa cega a ser membro do júri de um festival de cinema no Brasil. MAQ, como gostava de ser chamado, foi um grande divulgador e incentivador da audiodescrição no Brasil e nos deu a honra de sua presença como jurado no Festival Assim Vivemos 2007.


Fonte: Site Assim Vivemos

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020