Secretaria e DETRAN assinam Protocolo de Intenções para Acessibilidade no Trânsito

Compartilhe

Dra. Linamara, ao lado do Diretor do Detran (dir.) e convidados assina Protocolo de Intenções. Foto: Simone Nieves/SEDPcD
“Que todos os nossos esforços se transformem na vanguarda da prevenção”, com este apelo a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, abriu a cerimônia de assinatura, na manhã desta quarta-feira (13), do Protocolo de Intenções para o Programa de Atenção à Acessibilidade entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o DETRAN-SP. O ato ocorreu na sede da Secretaria.
 
Na ocasião, estiveram presentes Daniel Annenberg, diretor-presidente do DETRAN SP; Tuca Munhoz, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; a professora Julia Maria Greve, da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas, e a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
 
A Dra. Linamara lembrou que estamos em plena “Semana Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” (o Dia Mundial é celebrado em 18/11). Ela destacou também que no Brasil, pesquisas recentes revelam que 43 mil pessoas morrem a cada ano nas ruas e estradas do país. Os acidentes de moto representam um terço das mortes no trânsito. “Para cada óbito no trânsito, há quatro incapacidades permanentes”, ressaltou.
 
“Praticamente,  uma ‘geração perdida’ tomou conta da nossa história, pelo alto índice de mortes e acidentes", destacou a Secretária, acrescentando que este é um momento que merece destaque. Ela alertou para que tenhamos cada vez mais cuidado no trânsito, frisando também o risco de se unir bebida com direção. 
 
A parceria entre Detran/SP e Secretaria tem por objetivo consolidar as políticas públicas,  com a intenção de tornar acessível o atendimento e sistema de comunicação com o usuário. Além de ações voltadas à educação para o trânsito, a aliança visa prevenir os acidentes, cada vez mais frequentes.
 
A doutora Linamara destacou que essa é uma política que deve ser inteiramente transversal. “Mais qualidade, mais segurança e mais vida. Essa é a nossa meta”, resumiu a Secretária.
 
A professora Julia Greve, que atua em reabilitação e Fisiatria, disse que o Brasil é signatário de um documento, cujo objetivo é a promessa da redução em 50% das mortes e acidentes de trânsito até o ano de 2020. Ela ainda afirmou que o Estado de São Paulo tem estado na vanguarda quando se trata de prevenção e esse atual panorama dos acidentes no Brasil requer uma alta demanda de recursos, em setores como a emergência e reabilitação. “Devemos celebrar vidas, e não lembrar das mortes”, ressaltou.
 
Daniel Annenberg ressaltou que o Detran/SP tem trabalhado muito para a redução de mortes e acidentes em trânsito.  “Há profissionais de Libras em treinamento, para otimizar os serviços dos centros de formação de condutores para pessoas com deficiência. Desta forma, lutamos para haver melhores condutores no trânsito, lembrando que o condutor é um cidadão e que deve respeitar as leis de trânsito e o próximo.”
 
Tuca Munhoz, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que é cadeirante, afirmou que têm lutado pela legitimação do direito da pessoa com deficiência há mais de 30 anos e uma de suas preocupações é a prevenção da deficiência, que, segundo ele, se dá em grande número na violência do trânsito. “Não podemos conviver com essa tragédia brasileira. Deve ser evitado de uma forma imediata”, enfatizou.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal
www.detran.sp.gov.brSite externo.

Disque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333
Demais localidades: 0300–101–3333
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h

Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões)
Acesso pelo portal 
www.detran.sp.gov.brSite externo., na área de "Atendimento"
 
 
 
 
Fonte: Secretaria do Direitos das PcD

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020