Comemoração ao dia do surdo: Windows Phone ganha aplicativo gratuito para surdos

Compartilhe

Hoje, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. E, para celebrar a data, o ProDeaf – startup pernambucana que desenvolve soluções de tecnologia assistiva para a comunicação entre surdos e ouvintes – está lançando o ProDeaf Móvel para Windows Phone – o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 10 milhões de surdos e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa.

Hoje, a prática de Libras já alcança mais de 5 milhões de brasileiros (incluindo ouvintes, como familiares, amigos, educadores etc.). Assim, o ProDeaf Móvel chegou ao mercado para facilitar a comunicação entre pessoas fluentes em um dos dois idiomas oficiais do Brasil: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo próprio ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ. Além disso, a distribuição do aplicativo é totalmente gratuita, ação viabilizada graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

Dia Nacional do Surdo – 26 de setembro

O Dia Nacional do Surdo é celebrado por conta do aniversário de inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, que está completando 156 anos: o Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro – atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Fundada em 1857, durante o Império de D. Pedro II, a instituição foi fruto do trabalho de um educador surdo, o francês Hernest Huet, e abrigava alunos do sexo masculino de todo o país, muitos deles abandonados pelas famílias.

ProDeaf Móvel chega à plataforma Windows Phone

Aplicativo gratuito que traduz fala para a língua brasileira de sinais ganha versão para sistema da Microsoft. Distribuição continua gratuita graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros

São Paulo, 25 de setembro de 2013 – O ProDeaf acaba de lançar a versão Windows Phone do ProDeaf Móvel 2.0, o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – o segundo idioma oficial do país.

Desenvolvido pela companhia pernambucana de mesmo nome, o ProDeaf é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pela própria empresa – com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

A nova versão é compatível com o Windows Phone 8 e já está disponível para download na Windows Phone Store. “Com este anúncio, colocamos o ProDeaf Móvel disponível nos três sistemas operacionais mais populares para usuários de smartphones e tablets”, diz João Paulo Oliveira, CEO do ProDeaf.

Anunciadas, respectivamente, em abril e junho deste ano, juntas, as versões Android e iOS (Apple) do ProDeaf Móvel já alcançaram mais de 50 mil downloads até aqui.

Oliveira destaca que, além dos smartphones, o ProDeaf Móvel pode ser usado também em tablets, o que atende a uma parcela importante de usuários. “Este é um mercado que não pode ser desconsiderado. O País já tem mais de 4 milhões de tablets em uso e, de acordo com a IDC, até o fim deste ano, deveremos ter quase 6 milhões a mais. E estes usuários devem ser atendidos”, diz.

O desenvolvimento do ProDeaf Móvel levou dois anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por ele, pelo Chief Operations Officer Flávio Almeida, e pelo Chief Technology Officer da companhia, Amirton Chagas. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para que chegássemos a este resultado”, explica Oliveira.

Também em setembro, a companhia anunciou a versão 2.0 do aplicativo, com nova interface, recursos aprimorados e um dicionário com mais palavras, entre outras novidades. O aplicativo reconhece a voz do usuário e traduz a fala diretamente para Libras, executada por um personagem na tela do dispositivo. Para isso, ele usa como base um dicionário de cerca de 3.000 palavras – que será ampliado e também regionalizado.

O ProDeaf Móvel 2.0 é o primeiro aplicativo tradutor do português para Libras, e pode ser baixado gratuitamente para dispositivos com sistema operacional Windows Phone 8, iOS e Android no site da companhia, no link http://prodeaf.net/instalar, bem como na Windows Phone Store, App Store e no Google Play. “Os custos operacionais da distribuição do aplicativo estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros que, com isso, está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita”, ressalta Oliveira.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. O ProDeaf Móvel é útil, justamente, para eliminar esta barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.

O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social. Um parente ou amigo pode usar o seu celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Nos testes que fizemos, eles ficaram muito contentes com a solução, pois muitos familiares e amigos não conhecem Libras. “Em alguns anos, planejamos publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em duas vias, traduzindo português para Libras e Libras para português”, conclui Oliveira.

Sobre o ProDeaf

O ProDeaf (www.prodeaf.net) é um software inédito para tradução de conteúdo em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segundo idioma oficial do país, utilizado por mais de 5 milhões de brasileiros.

O ProDeaf é o projeto carro-chefe da empresa homônima, uma startup pernambucana de soluções em tecnologia assistivas, com o foco na comunicação e integração social entre Surdos e ouvintes.

Em linha com a missão da empresa, de permitir a quebra das barreiras de comunicação, o software apresenta soluções viáveis para o mercado corporativo e usuários finais, realizando traduções de sites e vídeos para Libras, além de traduzir, através de aplicativos gratuitos, o som falado para a língua de sinais em tempo real.


Com operações em Recife (PE) e São Paulo, a empresa oferece ao mercado serviços diferenciados e orientados por qualidade, resultado e especialização. É uma startup acelerada da academia de inovação da Telefonica (Wayra) e parceira da Microsoft.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020