Mapa da acessibilidade em BH

Compartilhe

Matéria do blogueiro e cadeirante Alessandro Fernandes de BH-MG. Muito boa. 

Há muito tempo tenho vontade de fazer um mapa dos locais acessíveis em BH, e finalmente essa semana resolvi criar! A ferramenta não é nova, qualquer um pode criar um mapa com locais de sua preferência no Google Maps, mas usei uma opção nova chamada Maps Engine.

Para facilitar a classificação, criei uma escala de acessibilidade, dando nota aos lugares que registro no mapa baseado na estrutura para uma cadeirante, com base nos requisitos estacionamento, acesso facilitado, mobiliário adequado e banheiro adaptado, da seguinte forma:

1 cadeirinha - o lugar tem acesso para cadeira de rodas, e só. A estrutura de mobiliário não é adequada, não há banheiro acessível e nem estacionamento próximo.
2 cadeirinhas - há acesso para cadeira de rodas e o mobiliário é adequado, há mesas altas o suficiente para que um cadeirante entre embaixo sem ficar de lado e com pés paralelos. Não há estacionamento nem banheiro adaptado.
3 cadeirinhas - o acesso para cadeiras de rodas é bom, o mobiliário é adequado e há estacionamento próximo ou vagas para deficientes. Porém não há banheiro adaptado.
4 cadeirinhas - o acesso é bom, o mobiliário adequado, há estacionamento e banheiro para deficiente, só que o banheiro é junto com os outros, ou seja, não é separado, ou então tem algum outro problema que não encaixe na classificação máxima.
5 cadeirinhas - o sonho de consumo de todo cadeirante! O lugar tem estacionamento próximo, acesso facilitado, mobiliário adequado e banheiro adaptado completo e separado dos outros. Ah se todo lugar fosse assim...

Estes critérios podem variar, caso o estabelecimento tenha um ou dois itens, mas não tenha outro, como por exemplo ter banheiro adaptado e não ter estacionamento. Nesse caso, entra em uma categoria mais baixa por faltar um item importante. De qualquer forma, estou classificando e fazendo uma breve resenha sobre o lugar, explicando a classificação. Comecei com bares e restaurantes, shoppings e atrações turísticas. Com o crescimento do mapa e as sugestões das pessoas, vamos ampliar este leque! Peço então a todos que acompanham o blog, sendo de BH ou não, que me ajudem a acrescentar novos lugares acessíveis ao mapa, basta mandar um e-mail para mim com uma breve resenha e a classificação desejada! As classificações poderão ser utilizadas pelos estabelecimentos avaliados para implementar melhorias e melhorar a estrutura para receber cadeirantes.

Acessem o mapa da acessibilidade no link abaixo:


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020