Ouvido Biônico

Compartilhe

 
  O implante do "ouvido biônico" realizado em uma clínica de Pouso Alegre (MG) oferece a possibilidade de deficientes auditivos voltarem a ouvir. No entanto, o procedimento ainda não é feito pelo SUS e a cirurgia é muito cara. Só o aparelho custa cerca de R$ 80 mil. A maioria das pessoas que fazem o implante são através de planos de saúde.
    Segundo a Central Brasileira de Implante Coclear, o aparelho que é implantado nesse procedimento substitui o sistema auditivo do portador de deficiência. Ele é composto por duas partes: uma unidade interna ao ouvido, que leva os estímulos ao cérebro e outra externa, que funciona como uma antena para a captação do som. Todos são adaptados por meio da cirurgia.
    Em todo o mundo, cerca de 50 mil pessoas utilizam o aparelho. No Brasil, cerca de duas mil pessoas estão usando este sistema de implante. A Clínica de Otorrinolaringologia de Pouso Alegre é a única credenciada para realizar o procedimento no Sul de Minas. Ela atende a 83 cidades da região. De 2009 até hoje, dez implantes foram realizados e cerca de 50 pessoas estão em processo de avaliação para a cirurgia.
    Quando o atendimento é pelo SUS, a clínica de Pouso Alegre faz a avaliação e encaminha os pacientes para os centros onde o procedimento é feito de graça, em Juiz de Fora (MG) e São Paulo (SP). Depois que a cirurgia é realizada, as pessoas voltam à clínica, que faz o trabalho de reabilitação. A avaliação para colocar o implante é criteriosa e é realizada por uma equipe multidisciplinar com 15 profissionais, entre fonoaudiólogas, neurologistas, otorrinolaringologistas, assistentes sociais, pediatras e psicólogos.
Serviço:
Instituto Sulmineiro de Otorrinolaringologia
Av. Cel Alfredo Custódio de Paula, 497 - Bairro Medicina - Pouso Alegre/MG
(35)3425-1752

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020