Congresso Internacional Daisy – Livro Digital, Inclusão e Mercado: novas perspectivas para produção

Compartilhe

04 e 05 de novembro de 2011

Hotel Meliá Jardim Europa


Para inscrições de jornalistas e imprensa favor entrar em contato pelo telefone (11) 5087-0981 ou pelo e-mail eventos@fundacaodorina.org.br

Horário: das 8h às 18h
Organização: Fundação Dorina Nowill para Cegos e Consórcio Daisy LatinoTelefone: (11) 5087-0981
E-mail: eventos@fundacaodorina.org.br
Local: Hotel Meliá Jardim Europa
Endereço: Rua João Cachoeira, 107 – Itaim BibiValor: R$ 310,00 para inst. sem fins lucrativos ligadas à deficiência R$ 510,00 para editoras, empresas privadas e outros participantes

   O formato Daisy é uma ferramenta de leitura digital que permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à leitura de forma rápida e estruturada. O usuário pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras. O formato Daisy destaca-se pela possibilidade de que todas as pessoas – com e sem deficiência – acessem os conteúdos.
   O Congresso Internacional Daisy será uma oportunidade de apresentar o pioneirismo do Brasil com relação à produção de livros Daisy, lá os participantes receberão em primeira mão informações sobre a convergência do formato DAISY e EPUB. Esta unificação simplifica os métodos de produção de livros digitais e possibilita um ganho em acessibilidade, que se traduz na ampliação do mercado editorial para mais pessoas.
   Além disso, recentemente o DAISY foi adotado pelo Ministério da Educação como um dos formatos para livros aprovados no PNBE – Programa Nacional de Biblioteca na Escola e PNLD – Programa Nacional do Livro Didático.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
04/11/2011
8h – Cadastramento e entrega de material

9h – Abertura
9h15 – Mesa 1: Panorama da produção e distribuição de livros DAISY no mundo em desenvolvimento.. John Jairo Jiménez (INCI – Instituto Nacional para Cegos – Colômbia) . Susi Maluf (Fundação Dorina Nowill para Cegos – Brasil) . Moisés Bauer (ONCB – Organização Nacional dos Cegos do Brasil, CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Brasil)

10h40 – Coffee11h – Mesa 2: Panorama da produção e distribuição de livros DAISY nos EUA e Canadá. Betsy Beaumon (Diretora do Programa de Alfabetização da Benetech – USA) . Peter Beran (Vice Presidente Senior da Learning Alliance – Tecnologia da Informação -  USA) . Michael Katzmann (Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Materiais / NLS/BPH da Biblioteca do Congresso – USA) . Margaret McGrory (Vice Presidente e Diretora Executiva da CNIB – Instituto Nacional para o Cego – Canadá)
12h30 – Almoço14h30 – Palestra 1: Dorina Daisy Producer – produção compartilhada de livros DAISY em rede na Web. Pedro Milliet (Fundação Dorina Nowill para Cegos – Brasil) . Eduardo Perez (Fundação Dorina Nowill para Cegos – Brasil) . Ricardo Soares (Fundação Dorina Nowill para Cegos – Brasil)
16h – Coffee16h30 – Mesa 3: Panorama da produção e distribuição de livros DAISY na Europa e Oceania. Stephen King (Diretor de Prevenção e Relações Internacionais do RNIB – Instituto Real Nacional para o Cego – Reino Unido) . Francisco Martínez Calvo (Departamento de Cultura e Esporte da ONCE – Organização Nacional de Cegos da Espanha) . Maarten Verboom (Diretor da Dedicon – Informações Acessíveis para Pessoas com Deficiência – Holanda) . Michael Wright (Diretor Geral da  Nota – Biblioteca Nacional Dinamarquesa para Pessoas com Deficiência – Dinamarca) . Neil Jarvis (Diretor Executivo da Fundação Real da Nova Zelândia para o Cego)
18h – Encerramento
05/11/2011
9h – Palestra 1: Informações acessíveis para a redução de riscos em desastres e catástrofes ambientais
. Hiroshi Kawamura (Presidente do Consórcio DAISY – Japão)
10h30 – Coffee11h – Mesa 1:  Livros didáticos e seus desafios ao formato DAISY. Betsy Beaumon (Diretora do Programa de Alfabetização da Benetech – USA) . Maarten Verboom (Diretor da Dedicon – Informações Acessíveis para Pessoas com Deficiência – Holanda)
12h30 – Almoço14h30 – Palestra 2: DAISY 4 e EPUB 3: convergência entre mercado e acessibilidade – desafios e oportunidades. George Kerscher (Secretario Geral do Consórcio DAISY – USA)
16h – Coffee16h30 – Mesa 2: O futuro do livro DAISY. George Kerscher (Secretario Geral do Consórcio DAISY – USA) . Stephen King (Diretor de Prevenção e Relações Internacionais do RNIB – Instituto Real Nacional para o Cego – Reino Unido) . Hiroshi Kawamura (Presidente do Consórcio DAISY – Japão) . Pedro Milliet (Desenvolvedor de Livros Digitais da Fundação Dorina Nowill para Cegos – Brasil)
18h – Encerramento

INSCRIÇÕES ABERTAS:http://www.inscricaofacil.com.br/congressos/livrodigital11

Fonte: Blog Dorina

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020