Manual de boas práticas de acessibilidade em ecoturismo e turismo de aventura

Compartilhe

   
   A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, elaborou o 11º Manual de Boas Práticas – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura, disponibilizado em versão digital e também em impresso.
   Finalizado em dezembro de 2010, o manual tem como objetivo apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.
   A acessibilidade é um tema que está cada vez mais em evidência no Brasil. São notáveis os avanços da legislação específica sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na última década e têm crescido os esforços para garantir o acesso dessas pessoas a todos os bens e serviços com segurança e autonomia, em todos os aspectos da vida social. Embora haja ainda muito a ser feito para que a legislação vigente seja de fato implementada, essas mudanças indicam um amadurecimento da sociedade brasileira sobre o tema, além – é claro – de ser o resultado da luta das pessoas com deficiência por seus direitos.
  Devemos lembrar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser respeitadas em suas particularidades e compreender que algumas de suas necessidades podem – e frequentemente são – diferentes das necessidades de pessoas que não estão nessas condições. É por isso que dizemos que se não promovemos a acessibilidade, estamos perpetuando a discriminação.
    Os segmentos de Turismo de Aventura e Ecoturismo devem estar abertos aos avanços da legislação e a essa demanda crescente, incorporando em suas atividades as questões relativas à acessibilidade. E existem duas fortes razões para investir nesse tipo de negócio: a possibilidade de acessar um mercado de grande potencial e ainda pouco explorado e o cumprimento de uma importante função social, promovendo a dignidade da pessoa humana, disseminando a não discriminação e incentivando o respeito à diversidade.
   Mas para isso é necessário se informar sobre o tema, adequar produtos e ambientes, assegurar as condições adequadas de segurança, promover a qualificação profissional de funcionários e colaboradores e aprender a atender a esse público específico.

Manual 
   Este manual foi desenvolvido com o intuito de apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.
  Acreditamos que em Turismo de Aventura e Ecoturismo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem ser importantes clientes e merecem ter voz e vez.  Queremos destacar seu potencial de consumo dos produtos nesses segmentos e oferecer algumas ideias de como este público pode ser acessado e como proporcionar a essas pessoas serviços de qualidade, com respeito e, principalmente, segurança.

Para fazer o download da versão digital do manual, clique no link a seguir Manual de Boas Práticas Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura

 Assista ao vídeo:

Fonte: http://turismoadaptado.wordpress.com/

Compartilhe

Um comentário:

  1. Oi Fernanda conheci essa ong (carpe diem) não sei se você já ouviu falar, só que é em SP, gostaria de saber se você conhece uma aqui onde moro? no RJ, se souber me informe por favor, bjs Thais.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020