Espeleoinclusão em parque estadual

Compartilhe


Gente adorei esta notícia, agora possui uma caverna com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Pena que está em São Paulo, mas é uma dica de passeio muito legal. A caverna já possui iluminação, piso regular e adaptações como rampas e banheiros ( Jornal A Tribuna ). Devia mudar o nome da caverna para Caverna da inclusão, né!

Fonte: EPTV.COM


O Parque Estadual Caverna do Diabo, depois de ganhar, neste mês, um plano de manejo e melhorias em sua infra-estrutura, teve a visita da Comissão de Espeleoinclusão da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A intenção foi avaliar especificamente as estruturas de acesso aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) no interior da Gruta da Tapagem (mais conhecida como Caverna do Diabo).

Na próxima edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Rea Tech), que acontece entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a SBE vai apresentar o trabalho realizado na Caverna do Diabo. O objetivo é atrair parceiros para realização de estudos mais aprofundados ou a criação de equipamentos auxiliares para a visitação dos PNE’s nas cavernas daquela região do Estado de São Paulo.

Para a cadeirante Érica Nunes, que coordenou a comissão da SBE, “a caverna é uma beleza impressionante e já possui no interior algumas facilidades como iluminação artificial, espaço físico amplo e piso regular”, disse. Na área externa ela também algumas adaptações importantes como rampas no centro de visitantes e sanitários. A única ressalva, no interior da caverna, diz respeito a algumas escadas irregulares e em curvas.

Segundo o gestor do Parque Caverna do Diabo, Josenei Gabriel Cará, que acompanhou o trabalho da comissão da SBE, a questão da acessibilidade foi amplamente discutida durante a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico. Para ele, a visita da SBE ao parque trará subsídios para os estudos de adaptações de acessibilidade aos PNE’s. 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020