Robôs auxiliam na reabilitação de pessoas com deficiência

Compartilhe

Robôs auxiliam na reabilitação de pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

Já imaginou como a tecnologia pode ser utilizada na reabilitação de pessoas com deficiência? Em São Paulo (SP), pacientes de duas unidades do Centro Especializado em Reabilitação (CER), já contam com o auxílio de robôs, que estão auxiliando nos atendimentos de pessoas com deficiência.

Disponíveis nas unidades de São Miguel Paulista e M’Boi Mirim, os robôs maximizam a função residual de um paciente que foi submetido a uma cirurgia ou teve uma lesão ou doença no membro superior.

Novas tecnologias em reabilitação

Tecnologia vem sendo usada na reabilitação de pacientes (Foto: Divulgação)
A tecnologia desenvolvida pela empresa VIVAX – empresa brasileira de soluções high tech para reabilitação - possibilita gravar informações como posição, trajetória, força, velocidade e explorar o desempenho motor durante os movimentos guiando o membro do paciente.

Além disso, o equipamento auxilia o fortalecimento muscular, sensorial, coordenação motora, velocidade de movimento, permite aumentar de forma gradual os movimentos, auxiliando na melhoria dos parâmetros ao longo da reabilitação.

“Temos convicção de que o investimento em tecnologia assistiva é o caminho para mudar a vida das pessoas com deficiência. Investimos na compra de equipamentos para alunos da rede municipal de ensino e servidores municipais, e agora, com a compra dos robôs, vamos ajudar a solucionar uma demanda antiga da área da Saúde proporcionando uma reabilitação mais rápida e eficiente”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A rede de cuidados à pessoa com deficiência tem a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua.

Centros especializados em reabilitação

Os CERs integram as diversas modalidades de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no município.

A cidade de São Paulo conta com 33 unidades da rede CER, 30 com atendimento à pessoas com deficiência física. As intervenções são realizadas por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020