Alex Zanardi sofre grave acidente de bicicleta em estrada

Compartilhe

Alex Zanardi

O piloto e atleta paralímpico Alex Zanardi se envolveu em um acidente de estrada na província de Siena na Itália nesta sexta-feira. Zanardi participava de uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore, uma iniciativa que reúne ciclistas paralímpicos e pessoas com deficiência interessadas em iniciar no esporte.

Segundo informações da imprensa italiana, o acidente aconteceu em um trecho de rodovia próximo ao município de Pienza, na região de Toscana, Zanardi teria perdido controle da bicicleta adaptada e mudado de pista antes de ser atingido por um veículo.

Ele teria batido a cabeça. Segundo relato de testemunhas, o resgate levou aproximadamente 20 minutos para chegar em razão da dificuldade de acessar o local do acidente, numa estrada que corta uma floresta, o paratleta recebeu os primeiros socorros e foi levado de helicóptero para o hospital.

Alex Zanardi teve algumas passagens pela Fórmula 1 durante os anos 90, correndo por equipes como Minardi, Jordan e Williams. Nesse mesmo período, correu também pela Indy onde teve seus melhores resultados, sendo campeão em 1997 e 1998.

O italiano sofreu um gravíssimo acidente em 2001 durante uma prova da Indy na Alemanha, que levou a amputação de suas pernas. Desde então, Zanardi se divide entre o automobilismo e o ciclismo paralímpico, tendo conquistado quatro medalhas de ouro, duas em Londres e duas no Rio.

Boletim Médico

As informações são do boletim médico divulgado pelo hospital Santa Maria alle Scotte. Ele foi submetido a uma neurocirurgia ontem que durou três horas. “A condição de Alex Zanardi é séria, mas estável”, disse Giuseppe Olivieri, médico que operou o ex-piloto, em entrevista à Associated Press. “Ele chegou aqui com um severo trauma craniano, o rosto esmagado e um osso frontal profundamente fraturado. Os números são bons, embora continue sendo uma situação muito séria”, completou ele, de acordo com o médico, só será possível avaliar melhor o estado neurológico de Zanardi “quando ele acordar – se ele acordar”.

“Condição grave significa que temos uma situação em que alguém pode morrer. A melhora leva tempo nesses casos. O agravamento pode ser repentino”, disse Olivieri. O médico diz que agora quer estabilizar o paciente durante a semana ou pelos próximos 10 dias e acredita que ele pode melhorar. “Como disse à mulher dele, ele é um paciente que vale a pena ser tratado”.

Foto: BMW AG Alex Zanardi

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020