Netflix exibe 1ª série realizada com Língua Brasileira de Sinais

Compartilhe


Série em Libras - Crisálida
“Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes”. A sinopse da nova série brasileira do Netflix não poderia ser mais precisa, ao descrever não só a própria narrativa como o motivo pelo qual trata-se de uma novidade importante e sem precedentes: Crisálida é a primeira produção de ficção bilíngue brasileira, contada tanto em português quanto em Libras, a língua brasileira de sinais, abordando a diversidade e a experiência da cultura surda no sul do país.O objetivo é evidenciar como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual.

Os dilemas e sutilezas familiares, sociais, culturais e emocionais da vida de pessoas surdas são retratados nos quatro episódios da série, que estreou na plataforma no último dia 01 de maio. De autoria de Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Crisálida foi criada em 2014, quando foi primeiro desenvolvida como filme.

Crisália já recebeu o prêmio Exibição do Festival Internacional de Cinema Infantil; Melhor Montagem na Mostra SESC de Cinema; e menção honrosa do Festival de Cinema Infantil.

Em 2016 o projeto foi transformado em quatro episódios de 30 minutos, e a primeira temporada foi licenciada para a TV Cultura. Cada episódio da série retrata uma história e um universo independente, não exigindo, assim, que todos os episódios sejam assistidos cronologicamente. Em dezembro de 2018, teve a pré-estreia na mostra Surdocine do 7º Festival Internacional Curta Brasília.

Com linguagem ousada e realista, a série pretende modificar a maneira com que os surdos são retratados e percebidos pelo público brasileiro – trata-se, afinal, de fatia substantiva da população, com toda singularidade e especialidade: são, segundo o IBGE, cerca de 10 milhões de surdos no Brasil.

Fonte: Hypeness

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020