Lives sertanejas furaram a bolha da acessibilidade

Compartilhe

E demonstraram a força que o ritmo mais tocado no Brasil tem de popularizar a acessibilidade na comunicação.

Texto original de Isa Meirelles – Novas Narrativas


A primeira a puxar o bonde da acessibilidade musical nas lives, que viraram a grande moda de eventos durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi a cantora sertaneja Marília Mendonça, que contou com a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em sua live histórica no dia 08/04 que bateu recorde de audiência, mais de 3,2 milhões de fãs acompanharam o evento ao vivo pelo YouTube.

E não é que a moda pegou!?

Depois dela, outros ícones sertanejos também incluíram Libras em suas lives, como Gusttavo Lima, as duplas Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa e a lista continua. Artistas de outros gêneros também se juntaram ao movimento de lives musicais com Libras, como a ex-BBB Manu Gavassi, em sua primeira apresentação pós confinamento, no último dia 07/05.

Esses eventos somaram milhões em audiência, e provavelmente, foi o primeiro contato desses milhões com um dos recursos fundamentais de acessibilidade comunicacional.

Acessibilidade comunicacional!? 

Isso mesmo! Muito provável que você nunca tenha ouvido esse termo (é triste confessar isso, mas é verdade), inclusive deixo um alô para colegas da comunicação, pois é nossa responsabilidade entender sobre barreiras de comunicação e incluir pessoas com diferentes corpos nos processos comunicacionais, incluindo música, arte, cinema, cultura e demais linguagens.

E por isso o papel fundamental de artistas populares na disseminação da acessibilidade na comunicação, porque as rampas representam apenas uma dimensão da acessibilidade, que é a arquitetônica, temos diversas outras, mas esse assunto fica para outro post. Neste post, vamos falar sobre os 3 recursos necessários para a criação de lives cada vez mais acessíveis:

Libras: recurso essencial para que pessoas surdas e ensurdecidas que são alfabetizadas em Libras tenham acesso à informação.

Audiodescrição: recurso que traduz as imagens em textos para que pessoas cegas e/ou com baixa visão que utilizam leitores de tela possam ter acesso.

Marília Mendonça também foi a primeira e única (por enquanto) a adotar esse recurso em suas lives!

Na segunda edição de seu show online, que aconteceu no último 09/05, além da interpretação em Libras, a cantora incluiu a audiodescrição ao evento, demonstrando seu compromisso em ampliar a acessibilidade de sua música para pessoas com deficiência visual. A audiodescrição foi realizada com apoio da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e disponibilizada via app da TraduSound, empresa especializada em audiodescrição.

Legendas: o terceiro recurso que completa a tríade de acessibilidade na comunicação é a legenda simultânea, o famoso closed caption, muito importante para pessoas com deficiência auditiva alfabetizadas em português.

Importante: siga as orientações do YouTube para ativar as legendas simultâneas em seus eventos ao vivo!

O modão não pode parar. A acessibilidade também não!

O boom das lives com Libras entre os grandes nomes sertanejos mostra a força que a música popular brasileira tem na disseminação de informações e debates sobre temas sociais relevantes que muitas vezes ficam restritos à minoria, mas que impactam um grande grupo, porque afinal de contas, as pessoas com deficiência somam aproximadamente 25% do total da população, segundo o IBGE.

Por isso as Libras nas grandes lives sertanejas não podem parar junto com o isolamento, serem vistas apenas como moda, algo passageiro e adequado para a situação.

Lives acessíveis precisam ser encaradas como prática de comunicação daqui para frente. Não apenas porque a acessibilidade é direito garantido por lei, mas também porque será exigência para todos que quiserem sobreviver a longo prazo nesse “novo normal” que tanto falamos.

Não sabe criar um evento online acessível? Fica tranquila/o, você não é a única pessoa nesse barco, a maioria está com você! No conteúdo desta live você vai conhecer e entender melhor os recursos de acessibilidade e a importância de contar com cada um deles.

Fonte: Hand Talk 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020