Cartilha indica atividades para crianças com deficiências motoras durante o distanciamento social

Compartilhe



Como ajudar crianças com deficiências motoras a vivenciarem os dias de distanciamento social? De que forma é possível inseri-las nas atividades diárias de casa? Essas e outras perguntas são respondidas na cartilha “Minimizando o efeito do isolamento social de crianças com deficiências motoras: como estimular seu filho na participação das atividades diárias Site externo“. O material foi produzido por estudantes e docentes dos departamentos de Fisioterapia (DFisio) e Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Crianças e adolescentes com deficiências motoras integram o grupo de risco para complicações de saúde, por isso, a campanha de quarentena ocasionada pelo novo coronavírus deve ser respeitada com mais cuidado, com toda atenção para que o distanciamento social não seja entediante e desmotivador. Diante disso, as organizadoras do material destacam que a participação nas atividades de casa é importante por estimular o desenvolvimento da autonomia, o aumento do vínculo familiar e a diversão.

A cartilha traz propostas de atividades que ajudarão as famílias a integrar as crianças e adolescentes com deficiências ao dia a dia de seus lares. As ideias envolvem a participação no preparo da alimentação, na organização do quarto, no autocuidado, na escolha de vestuário etc. Além disso, tem sugestões de brincadeiras para incentivar a mobilidade e trabalhar a postura corporal.

O material será disponibilizado às famílias atendidas na Unidade de Saúde Escola (USE) da UFSCar, em associações e entidades que atendem pessoas com deficiências e para o público geral, por meio de mídias sociais. O acesso é gratuito.

A elaboração do guia teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Vida + Livre

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020