Dia Nacional da Libras

Compartilhe »»
Celebradas nos dias 23 e 24 de abril, respectivamente, as datas têm a finalidade de sensibilizar pessoas, conscientizando sobre a equiparação de oportunidades para que todo surdo tenha condições de trabalho, saúde e educação com dignidade

E no dia 24 de abril de 2002, o Brasil oficializou a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Lei 10.436), que garante o direito a comunidade surda usar sua língua livremente como a principal forma de comunicação, sua língua mãe.

Muitas conquistas já foram alcançadas e estas datas têm a finalidade de sensibilizar pessoas, conscientizando sobre a equiparação de oportunidades para que todo surdo tenha condições de trabalho, saúde e educação com dignidade. O respeito a sua cultura e a promoção da inclusão das pessoas surdas através da sua língua, do acesso a intérpretes nos órgãos públicos e de legendas permitem que as políticas públicas sejam efetivadas.

Entre as atividades desenvolvidas pela FADERS Acessibilidade e Inclusão está o Curso de Libras. Anualmente, são disponibilizadas gratuitamente turmas com foco sobretudo em servidores públicos, professores e pessoas que realizam atividades diretamente com PcD, e pais de pessoas surdas. Neste ano, foram inscritas 180 pessoas.

Assista em nosso canal no Youtube o vídeo em Libras sobre estas duas importantes datas neste link https://www.youtube.com/watch?v=zUkbZ6ikBqA

Apesar dos oralizados, grande parte das pessoas Surdas utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. ⁣

Fonte: Portal de Acessibilidade 

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.