Soluções para pessoas com deficiência disputam prêmios no Festival SESI de Robótica
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Estudantes
de todo o País participam neste fim de semana do Festival SESI de Robótica, competição que reúne
alunos de todo o País, entre 9 e 19 anos, em três modalidades: FIRST LEGO
League, FIRST Tech Challenge e F1 nas Escolas. Começa nesta sexta-feira, 6, e
vai até domingo, 8, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
O evento
organizado pelo Serviço Social da Indústria é aberto ao público e classifica as
melhores equipes para torneios internacionais, como o World Festival, a copa do
mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston (EUA). Os grupos
foram selecionados em torneios regionais realizados desde dezembro do ano
passado.
Na
modalidade FIRST LEGO League, no desafio ‘City Shaper’,
construindo cidades inteligentes e sustentáveis, os estudantes precisam criar
soluções para casas, prédios e o bairro de cada um no futuro, para melhorar o
transporte e acessibilidade, além de evitar e desastres naturais.
Nessa
categoria, quatro projetos voltados às pessoas com deficiência chamam atenção.
Cada vez mais, em festivais desse tipo, propostas inovadoras de tecnologia
assistiva desenvolvida por crianças e adolescentes estão ganhando espaço.
SESI
Gravataí (RS) – Alunos da equipe Kronos desenvolveram o
aplicativo ‘Kmobi’, que mapeia calçadas para melhorar o deslocamento de
pessoas com e sem deficiência. Criado a partir das experiências de pessoas com
deficiência visual, cadeirantes, idosos e até para quem empurra um carrinho de
bebê, o app tem a mesma lógica do Waze e mostra os melhores trajetos,
avaliando a condição da calçada, desnivelamentos e buracos.
SESI de
Americana (SP) – Alunos da equipe a Red Rabbit criaram uma
solução para o banheiro acessível da própria escola. A ‘Porta Inteligente’ facilita
a entrada no recinto com um cartão magnético que tem sensor RFID, o mesmo
utilizado nas cabines de pedágio. O dispositivo ajusta o tempo de abertura e
fechamento, além de enviar um alerta ao computador do diretor da unidade sobre
o tempo de permanência do aluno no local. O grupo foi inspirado por uma colega
com deficiência física severa que está sempre acompanhada de uma cuidadora, mas
ainda assim elas enfrentam dificuldades para abri a porta do banheiro.
SESI
Caminho de Areia (BA) – Estudantes da equipe Chronos desenvolveram
um totem acessível para pontos de ônibus com informações em áudio e
em braille. O equipamento é voltado a pessoas com deficiência visual, idosos e
pessoas com dificuldade de locomoção. Os alunos tiveram a ideia ao acompanhar a
rotina de um colega está perdendo a visão por causa de uma condição genética e
começou a ter dificuldades para ir à escola e voltar para casa.
SESI
Brusque (SC) – A equipe Tecnorob Evolution criou o ‘Poste
Luminoso’, peça com aproximadamente dois metros de altura que tem um botão para
quem precisa atravessar a rua. O equipamento aciona uma iluminação especial que
alerta os motoristas no local. A ideia é garantir mais segurança,
principalmente em vias de grande movimento.
Descrição
do vídeo #pracegover: Modelo em materiais descartáveis da porta
inteligente para banheiro acessível. Um estudante aproxima um cartão do sensor
e a porta abre. Após alguns segundos, uma luz é acesa do lado de fora. Crédito:
Divulgação.
O festival
tem uma uma área de experimentação livre, com programação para engajar o
público em atividades de produção de objetos e sistemas, num exercício de
criatividade, exploração livre, tentativa e erro e do aprender fazendo.
No
setor ‘Desmonte e Crie’, os visitantes aprendem a abrir brinquedos
eletrônicos que não são mais utilizados, conhecer seu funcionamento e
reutilizar suas peças na área de livre experimentação para a produção de outros
objetos. Para participar dessa atividade, é necessário trazer um brinquedo que
seja movido a pilha, que se movimente e que possa ser aberto e desmontado, como
carrinhos de controle remoto, robôs, bonecos e ursos de pelúcia com movimento.
Também
haverá oficinas desenvolvidas por artistas e especialistas da área de
tecnologia do Programa ACESSE, para a construção de conhecimentos e reflexões
sobre diversos temas, articulando com a prática pedagógica e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC).
A
programação voltada a professores e educadores está com inscrições abertas na
página https://forms.gle/nPuor5Yp8pq5h5Tx7.
Fonte: Estadão
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