Governo assegura inclusão de alunos surdos nas escolas estaduais
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Com o
objetivo de integrar ainda mais os deficientes auditivos à sociedade, 26 de
setembro foi instituído por lei o Dia Nacional dos Surdos. No Paraná, o Governo
do Estado garante a inclusão dos jovens surdos nas instituições de ensino
estaduais, fazendo com que esses alunos tenham acesso a um processo de ensino e
aprendizagem de qualidade.
PARANÁ –
Atualmente, 1,9 mil estudantes com deficiência auditiva estão matriculados na
rede estadual de ensino paranaense. Eles têm direito à mediação de um
profissional tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A
solicitação do profissional que faz esse acompanhamento deve ser feita pela
escola ao Núcleo Regional de Educação correspondente.
Maria
Eduarda Ramos, estudante do Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em
Curitiba, é um dos alunos que têm a inclusão garantida. A sala onde a menina
estuda, composta por estudantes ouvintes, conta com a presença de uma
intérprete de Libras.
“Eu não me
sinto excluída de nenhuma forma. Sempre estou junto com meus colegas, fazendo
trabalhos em grupo. Quando eu iniciei aqui, no sexto ano, eu nunca tinha
estudado com alunos ouvintes. Eu vim de uma escola que era apenas para surdos.
Eu achei muito legal, tanto é que fiz amizades e ensino os sinais para meus amigos””,
conta a estudante.
Na sala de
Maria Eduarda quem atua é a intérprete Juliana Serrado, que está no Instituto
de Educação há 14 anos. Ela explica que, por ser simultâneo, o processo não
envolve apenas a mera tradução da Língua Portuguesa falada para Libras, mas
também uma interpretação. “É preciso ainda ter uma base do conteúdo que vai ser
passado em sala” para que o estudante surdo não perca nada das aulas.
INCLUSÃO –- Além de garantir a presença do
intérprete em sala aos estudantes que dominam a Libras, a Secretaria de Estado
da Educação e do Esporte também coloca à disposição dos alunos com deficiência
auditiva as Salas de Recursos Multifuncionais Surdez.
Trata-se
do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contraturno, que
complementa a escolarização curricular dos estudantes surdos via reforço da
aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa. Caso não haja uma sala assim na
escola onde o aluno está matriculado, é possível frequentar a da instituição
mais próxima.
O Estado
mantém também três escolas bilíngues (Libras /– Português), instaladas em
Curitiba e Londrina, com aulas voltadas somente a alunos surdos, ministradas em
Libras por professores que também são surdos ou ouvintes que dominam a língua
de sinais. Além das escolas mantidas pelo Governo, a pasta tem parceria com
outras nove instituições do gênero em várias regiões do Paraná.
Fonte: Rede Pioneira
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