Associação dos Cegos abre inscrições para atendimento e oficinas de reabilitação em Juiz de Fora

Compartilhe

O cadastramento é gratuito e restrito ao público de deficientes visuais e baixa visão.Os interessados devem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Associação dos Cegos de Juiz de Fora, no Centro da cidade. — Foto: Flávia Rosa/Arquivo pessoal
A Associação de Cegos de Juiz de Fora está com inscrições abertas para consultas gratuitas com oftalmologista direcionadas à pessoas com deficiência visual e com baixa visão em Juiz de Fora.

Segundo Flávia Rosa, coordenadora de cursos da instituição, o objetivo é trazer autonomia e independência aos deficientes visuais.

As aulas e oficinas incluem práticas de orientação e mobilidade, aulas de braille, informática, artesanato, dança e esporte, além de rodas de conversa e cursos de capacitação em massagem.

As aulas e oficinas são ministradas pelos profissionais da instituição, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Os interessados podem se inscrever na sede da Associação que fica na Avenida dos Andradas, 455, no Centro. É importante apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir daí, explicou Flávia, será agendada uma consulta inicial com um oftalmologista e, em seguida, uma triagem para atendimento nos demais setores da unidade. Em seguida, um plano de atendimento vai definir os tipos atividades que deverão ser realizadas por cada paciente e o tempo de habilitação e reabilitação necessário.

Uma outra novidade neste início de ano é a implantação de um grupo de apoio a familiares e cuidadores de pessoas com deficiência visual a partir de fevereiro pela Associação de Cegos.

Os interessados devem procurar a unidade para que psicólogos possam fazer o cadastramento. As rodas de conversa serão realizadas uma vez por semana. Mais informações pelo telefone (32) 2101-2461.

Atendimento Gratuito

Além das atividades recreativas, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora oferece atendimento médico gratuito a deficientes visuais de qualquer faixa etária.

A Associação conta com um setor específico para habilitação/reabilitação dos pacientes, composta por profissionais de oftalmologia, psicologia, fisioterapia e pedagogia.

Para participar das atividades, os interessados devem apresentar comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na recepção da unidade, durante o horário comercial.

Também podem ser assistidos pela entidade, pessoas que estejam perdendo a visão gradativamente, além de deficientes visuais totais ou com baixa visão.

Não é necessário um encaminhamento médico prévio e todas as consultas e exames realizados pela instituição são gratuitos.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020