Azul: campanha com influenciadores surdos e milhões de traduções
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Ações com
influenciadores digitais são práticas cada vez mais comuns e que têm mostrado
resultados positivos tanto para as empresas como para as pessoas que divulgam
as marcas. Os
consumidores quando buscam informações sobre um produto ou serviço que desejam
contratar, tendem a dar mais atenção e confiarem em indicações de pessoas que
admiram do que às propagandas que as empresas realizam. Outro ponto a
ser considerado é que muitas vezes a decisão de compras desses consumidores
está relacionada ao fato de se sentirem representados pelas organizações.
Seguindo essa
tendência de mercado, a Azul Linhas Aéreas começou dando um grande passo ao
tornar o site da companhia acessível com o Hugo, intérprete virtual da Hand
Talk que traduz o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais. Assim a
comunicação com a comunidade surda se tornou direta e sem barreiras.
Para ficar
ainda mais próxima desse público, a Azul aproveitou o Mês
dos Surdos, celebrado todos os anos em setembro, para realizar uma
campanha de comunicação sensacional. Ela convidou influenciadores
surdos para escolher um sinal para a empresa.
Por que
escolher um sinal?
Na Libras,
ao invés de fonemas e palavras faladas, são usados sinais em todo o tipo de
comunicação. Eles são
como “nomes” para se referir às pessoas, empresas, objetos, entre outros. E por
isso, a companhia quis definir um sinal único para que todos da comunidade
surda usassem ao se referir à ela.
Com a
hashtag #AzulEmLibras, os canais Visurdo e É
Libras foram os responsáveis pelo engajamento com o público. Eles
gravaram vídeos apresentando a campanha e pedindo para o público enviar suas
sugestões de sinal. A galera curtiu muito a proposta e ao final, a Hand
Talk validou o sinal escolhido com a Associação
Nacional de Aviação de Surdos (ANAS) e hoje a Azul Linhas Aéreas
tem seu próprio “nome” em Libras.
A ação teve
uma repercussão super positiva e os resultados puderam ser percebidos com
números incríveis. Menos de um ano após o início da parceria, a Azul bateu a
marca de 13 milhões de traduções e ainda esteve entre os top 5 dos sites mais
traduzidos. Isso mostra que influenciadores digitais podem ser grandes
aliados à marca e que uma comunicação acessível é benéfica para todos.
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