Especialista sul-africana visita escola que criou material pedagógico acessível

Compartilhe »»

Judith McKenzie, professora da Universidade da Cidade do Cabo, conheceu educadoras que participaram de formação do Instituto Rodrigo Mendes


No dia 29 de abril, após bate-papo realizado no Instituto Rodrigo Mendes (IRM) pela manhã, Judith McKenzie, professora do programa de Estudos sobre Deficiências da Universidade da Cidade do Cabo, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, bairro da zona sul da capital paulista.

A escola pertence à rede municipal de São Paulo e foi uma das catorze da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, cujos educadores receberam formação em educação inclusiva e cultura maker em 2018.

McKenzie conheceu as instalações da unidade escolar, como as salas de professores e de recursos multifuncionais, e conversou com as educadoras Eliane Pereira de Oliveira, professora regente, e Sandra Azevedo Augusto, coordenadora pedagógica, sobre os desafios da atuação profissional e da formação docente. As professoras foram duas cursistas que, em grupo, idealizaram e criaram o protótipo de um tabuleiro de jogo interativo e inclusivo, chamado Trilha dos Seres Vivos.

A especialista sul-africana também teve a oportunidade de observar os estudantes brincando com o tabuleiro, que possui dado sonoro e visual, relevos, texturas, imagens, identificação em braile e outros recursos que o tornam acessível e possibilita o aprendizado de conteúdos relacionados aos animais a todos.

O projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis é uma formação em serviço, desenvolvida e implementada pelo IRM, para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Em 2019, o projeto é oferecido na DRE Itaquera.

O relato de experiência das educadoras da escola e o tutorial para a criação da trilha dos seres vivos estarão em breve disponíveis no DIVERSA, projeto educacional desenvolvido pelo IRM. No portal é possível acessar também outros materiais pedagógicos acessíveis já disponibilizados.

Fonte: Instituto Rodrigo Mendes

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.