Professor cego cria e-book com dicas para inclusão de alunos cegos no aprendizado da física moderna

Compartilhe »»

Unesp disponibiliza gratuitamente o e-book que traz sugestões de práticas, metodologias e materiais


A Editora Unesp disponibilizou gratuitamente o e-book “Saberes docentes para a inclusãodo aluno com deficiência visual em aulas de física”, do professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.

Escrito em 2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento.

“O livro desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com 37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades que ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.

“Um problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para os estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as especificidades de todos”, explica.

Os professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com os alunos.

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.