Mais inclusão no transporte público de Natal

Compartilhe


Prefeitura instala sinalização em Braille em paradas de ônibus da cidade; serviço atende a uma reivindicação antiga dos usuários com deficiência visual


O sistema de transporte coletivo da capital potiguar está passando por melhorias. Uma delas garante mais inclusão às pessoas com deficiência visual da cidade. A Prefeitura de Natal começou a instalar nos pontos de ônibus o sistema de identificação de linhas em Braille. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn).

A nova sinalização está sendo instalada em locais acessíveis ao toque dos dedos do usuário com deficiência visual, possibilitando a identificação dos destinos que operam nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros.

Os pontos de ônibus com o sistema em Braille já instalado são a avenida Prudente de Morais (paradas Morton Farias e Francisco Borges de Oliveira, em Lagoa Nova; e parada Anísio Teixeira, no Tirol); a rua dos Caicós (parada Joaquim Honório, no Alecrim); av. Gustavo Cordeiro de Farias (parada Le Rivage, na Ribeira); av. Rio Branco (parada Ulisses Caldas, na Cidade Alta); av. João Medeiros Filho (parada UERN, e Santa Luiza, no Potengi); e av. dos Potiguares (paradas Virgílio Trindade e APAE, em Lagoa Nova).

De acordo com a STTU, a expectativa é de que até o final deste ano 100 abrigos tenham a mesma sinalização. Ao todo, a capital potiguar possui 600 abrigos e a meta da gestão municipal é de que, em 2020, 25% deles tenham a identificação em Braille. “Essa iniciativa é muito importante, pois promove inclusão e gera independência às pessoas com deficiência visual em nossa cidade. Gostaríamos de estender o benefício para 100% das nossas paradas de ônibus, mas nem todas têm as condições de receber o sistema. Essa era uma antiga reivindicação e temos a satisfação de realizar”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Os membros da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte aprovaram a ação. O presidente da instituição, Ronaldo Tavares, fez uma visita técnica ao abrigo de passageiros localizado na avenida Cordeiro de Farias, na Ribeira, e elogia a medida: “A implantação da sinalização contempla uma luta histórica para pessoas com deficiência visual na cidade de Natal e promove a autoestima destes usuários no sistema de transporte do município. Parabenizo a Prefeitura do Natal pelo trabalho e a todos nós por mais essa conquista”, afirma Tavares.

Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020