Porque a acessibilidade não pode faltar no planejamento da sua empresa

Compartilhe »»

No final do segundo semestre, as empresas começam se preparar para o ano que está por vir. Esse é o momento de avaliar os resultados de todas as ações feitas até então, e estabelecer novas metas. É no planejamento que se definem as estratégias, reunindo tudo que se espera para o futuro da organização. Mas no meio de tantos projetos importantes, será que você está se lembrando de tudo?

Só no Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, ou seja, 24% da nossa população. Muita gente, né!? Essas pessoas são profissionais e consumidoras, mas acabam encontrando diversas barreiras para realizar suas atividades. Seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia, elas precisam que os espaços das empresas estejam acessíveis. Com acessibilidade não tem erro, elas vão conseguir fazer tudo o que precisam com autonomia.

Ainda hoje, poucas empresas estão olhando para essa questão, e as pessoas com deficiência, muitas vezes, se sentem invisíveis. Pensando nisso, a gente separou os principais motivos para que você não deixe de colocar um projeto de acessibilidade no seu planejamento. A gente aposta que no final da leitura você vai se convencer que essa pauta é extremamente prioritária!

Fale com um público ainda maior

A internet revolucionou a forma das pessoas acessarem informação. Qualquer dúvida que temos, nós logo corremos para o Google. Nesse contexto, a comunicação online se tornou um meio importantíssimo para as empresas se conectarem com seus públicos-alvo. O que você não sabe é que seu site pode estar offline para milhões de brasileiros nesse exato momento.

Sim, isso está acontecendo agora! E sabe por quê? Apenas 2% brasileiros dos sites estão acessíveis, ou seja, com conteúdo e estrutura adequados para que as pessoas com deficiência possam acessá-los.

Recentemente, a W3C Brasil e Movimento Web para Todos fizeram um estudo com pessoas com deficiência para testar o nível de acessibilidade de 15 maiores e-commerces. Dos participantes, 28% não conseguiram concluir suas compras, e desses 67% não conseguiram cancelar os seus pedidos.

Agora pare um pouco para pensar: Já imaginou quantas pessoas não estão conseguindo acessar seu site por falta de acessibilidade?

É por isso que preparar o seu site e seu conteúdo para recebê-los é extremamente importante. Além de aumentar o seu tráfego, faz com que as pessoas com deficiência se sintam acolhidas. Para isso, lembre-se de seguir as boas práticas de acessibilidade digital, descrevendo as imagens e disponibilizando legendas nos vídeos, por exemplo.

Assim, além de conquistar um público maior, você vai estar sempre na mente do seu cliente, seja no dia a dia ou no momento de realizar uma compra. O que, além de tudo, pode ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes que não realizam esse tipo de ação.

Um diferencial para a sua marca

Grande parte das organizações já têm algum tipo de ação de relacionada a responsabilidade social, e algumas até dedicam áreas inteiras para isso.

Coloque-se no lugar do seu consumidor por um instante: imagine que você tem que comprar um determinado produto, e existem duas opções semelhantes e na mesma faixa de preço. Um deles é de uma empresa que é reconhecida por ser inclusiva tanto com seus funcionários quanto nas campanhas de marketing. Sobre a outra… bom, ela digamos que ela não é exatamente lembrada por isso. Qual você escolheria?

Quanto mais uma empresa está engajada socialmente e divulga essa ações para todo mundo, ela passa ser enxergada com outros olhos pelas pessoas. E assim a responsabilidade social se torna um diferencial para a sua marca, atraindo diversos comentários positivos. Funciona como uma boa campanha de marketing, sem dúvidas!

O valor de uma equipe motivada

As empresas estão buscando montar equipe mais diversas, afinal elas são mais criativas e produtivas. E quem não gosta de trabalhar em um lugar que se sente acolhido e respeitado?

Por isso, não se esqueça de deixar seu ambiente interno acessível também. Reflita sobre quais ações podem tornar o dia a dia mais motivador. O simples fato de se preocupar em promover momentos de integração para seus funcionários com ou sem deficiência já contribui, e muito, para que se sintam mais valorizados.

E se você precisar de inspiração, a dica é dar uma olhada no Case que escrevemos sobre a EY, uma das maiores referência em diversidade e inclusão no mundo corporativo 

Viu como acessibilidade é um tema universal!? Só nesse texto deu para perceber como várias áreas da sua empresa estão envolvidas nesse mesmo projeto, seja marketing, gestão de pessoas e projetos. Se você ainda não ficou convencido, a gente te conta mais alguns motivos te mostrando como acessibilidade pode ser um trunfo para crescimento da sua organização.


Fonte: Hand Talk

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.