Ação em SP ensina funcionários de farmácia, lanchonetes e dentistas a atender clientes e pacientes surdos

Compartilhe

A jornalista e apresentadora Millena Machado criou a Semana da Acessibilidade Surda — Foto: Reprodução
Uma ação social percorre farmácias, lanchonetes, clínicas e institutos de São Paulo até domingo (30) para conscientizar a importância dos cuidados para prevenção da perda auditiva e de como os funcionários destes locais podem se comunicar com os surdos. O Dia Nacional dos Surdos é comemorado nesta quarta-feira (26).

Intérpretes de Libras, a língua de sinais, estarão em farmácias e clínicas odontológicas para traduzir a farmacêuticos e dentidas exatamenteo o que o paciente quer e precisa saber e também para repassar as orientações de tratamento do dentista.


Dia Nacional dos Surdos


A ação faz parte da "Semana da Acessibilidade Surda" é uma iniciativa da campanha #surdoehquemfala, criado pela jornalista Millena Machado, apresentadora do programa Auto Esporte, e pelo publicitário Alexandre Peralta (veja a programação).

"Queremos mostrar que o foco da comunicação está em quem a recebe. Sendo ouvinte ou surdo o importante é ficar atento em como a mensagem está sendo emitida e recebida. Mesmo quando não se tem uma língua em comum, a boa vontade e o respeito são cruciais, e somente assim ainda será possível se comunicar. Nenhuma Língua ou deficiência pode ser barreira para um convívio social harmonioso", diz Millena.

Como ação de prevenção para evitar a perda auditiva, e um decibilimetro (real ou por APP) será usado para medir o som que sai do celular dos ouvintes. A orientação será sobre o limite de exposição a ruídos.
Também foi criado o Workshop Empatia do silêncio para atuar dentro das empresas. Na ação, os funcionários são convidados a ficar temporariamente surdos durante uma dinâmica.

Na quinta à noite, a jornalista vai media um debate sobre diversidade em geral com entrada livre e gratuita na Faculdade Zumbi dos Palmares. E na sexta à tarde, crianças com ouvido biônico, que fizeram implante coclear, de 3 a 9 anos, farão visita guiada ao instituto de arte Gustavo Rosa. E depois ainda participarão de atividade livre de pintura com crianças ouvintes. No domingo (30), Dia Internacional do Surdo, haverá almoço com libras em três lanchonetes de shoppings de São Paulo.

Millena conta que abraçou a causa dos surdos por causa deuma prima. "Eu sempre tive ótima convivência com a minha prima Melissa. Ela perdeu audição quando tinha 1 ano e meio de idade. Brincamos e nos alfabetizamos juntas. A aula na nossa classe era diferente de todo o resto da escola: primeiro copiávamos o ponto em silêncio e depois a professora explicava tudo de frente para os alunos, isso pra minha prima conseguir aprender fazendo leitura labial. No recreio não adiantava gritar, eu e os colegas sabíamos: precisava chegar perto e tocar no ombro dela para ela entender que queríamos conversar", relata Millena.

"E depois, o papo precisava ser mexendo bem a boca pra falar (fizemos várias sessões de fono juntas!) e olho no olho, senão ela podia achar que estávamos cantando ou falando com outra pessoa. E isso nunca foi um peso pra mim. Pelo contrário, minha empatia por ela só me fez uma pessoa melhor. Hoje eu sei que minha comunicação com o público é eficiente e carismática porque a vida me treinou com a Melissa. E é exatamente essa a mensagem que eu tento passar: relacionar-se com uma pessoa surda, oralizada ou sinalizada, só acrescenta aos ouvintes. No fundo, são os surdos que estão ajudando a nós e expressarmos melhor!"

Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020