Grupo SEDA lança curso de inglês online gratuito para pessoas surdas

Compartilhe »»


Com o intuito de disponibilizar o aprendizado de um segundo idioma a todos os públicos, o Grupo SEDA criou um curso de inglês para pessoas surdas, com acesso gratuito em seu site SedaCollegeOnline. Para isso, firmou parceria com a Ophicina de Inovação, que desenvolveu a plataforma www.opensenses.com.br exclusiva para esse público em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A ferramenta sincroniza automaticamente os vídeos das aulas, do conteúdo traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e as legendas. O programa é composto por quatro módulos voltados a estudantes com nível básico do idioma. Nesse sentido, o curso será útil, por exemplo, em localizações, orientações em aeroportos, linguagens de internet, entre outros contextos em que há necessidade do inglês.

Recentemente a empresa promoveu em sua sede, em Dublin, uma palestra com um irlandês surdo, que abordou a importância da língua de sinais, os aspectos dessa cultura e as recentes conquistas da comunidade surda da Irlanda, como ter a língua de sinais reconhecida pelo governo. Esse evento endossou a motivação do Grupo SEDA em lançar o projeto, que já estava em desenvolvimento.

“Possibilitar ao deficiente auditivo o acesso aos primeiros passos no aprendizado do inglês significa romper barreiras, despertar novos interesses e construir uma ponte que irá conectá-lo com outras línguas, ampliando o seu conhecimento de mundo”, ressalta o CEO do Grupo SEDA, Tiago Mascarenhas. O executivo afirma que a ideia é acompanhar o perfil dos usuários de Libras para levantar suas necessidades e, a partir disso, desenvolver novos conteúdos.

É importante observar que esse programa permite apenas a prática do inglês por meio da leitura e da escrita. Para diálogo ou comunicação é necessário o aprendizado da American SignLanguage (ASL).

Mais informações http://www.sedacollegeonline.com/.


Fonte: Revista D+

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.