Bienal do Livro de São Paulo traz livros, recursos e atividades para pessoas com deficiência

Compartilhe


Evento acontece de 3 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi


A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que vai de 3 a 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, divulga uma série de livros, publicações e iniciativas para promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, nº 1.209, em Santana, na zona norte da capital paulista. Pessoas com deficiência e um acompanhante (caso seja necessário) pagam meia entrada.

A seguir, confira algumas das novidades:

ONG Mais Diferenças

No estande da ONG Mais Diferenças, obras de literatura juvenil têm legenda e narração em português, interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, leitura fácil, animações e trilhas sonoras exclusivas. Todas têm acesso gratuito pelo site do Centro de Tecnologia e Inovação Site externo.


Alguns nomes das publicações: A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga), Bem do Seu Tamanho (Ana Maria Machado, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Frritt-Flacc (Júlio Verne), Peter Pan (J. M. Barrie), Sei por Ouvir Dizer (Bartolomeu Campos de Queiros), Uma Nova Amiga (Lia Crespo), Serei Sereia (Kely Castro), O Discurso do Urso (Julio Cortazar) e O Menino no Espelho (Fernando Sabino).

OrCam MyEye

OrCam MyEye Site externo é um equipamento para pessoas com deficiência visual que pode ser testado durante o evento. O dispositivo de origem israelense transfere para áudio qualquer conteúdo (em português, inglês e espanhol) digital ou impresso em livros, jornais, revistas, placas, anúncios e embalagens.

Funciona a partir de uma câmera inteligente, acoplada na armação dos óculos, que reconhece informações e até rostos cadastrados. É indicado para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e até para quem tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

A tecnologia poderá ser testada no estande da Prefeitura de São Paulo, que adquiriu 15 unidades para uso em 12 bibliotecas públicas da cidade. O jornalista e escritor Lucas Borba, que é cego, vai usar o equipamento para contar histórias infantis.

Audiolivros

Nos totens interativos da Ubook Site externo, parceira da CBL, visitantes podem ouvir mais de dez mil títulos. A empresa tem assinatura para acesso a audiolivros em smartphones, tablets e web.


Autores

O escritor carioca Carlos Eduardo Pereira, autor de ‘Enquanto os Dentes’, participa da mesa de debate ‘Realidade como inspiração’ no dia 8 de agosto, a partir das 15h, no espaço Salão de Ideias. Pereira usa uma cadeira de rodas e expressa em sua obra de ficção as observações de quem circula por metrópoles sem acessibilidade.


A escritora e jornalista Kareemi, autora de ‘Viva com Leveza’, participa do Espaço do Saber, no dia 3 de agosto, às 14h. Ela conta em seu blog situações do cotidiano e sua jornada de transformação após o acidente que causou na amputação de seu braço direito.

Ricky Ribeiro, fundador do portal Mobilize Brasil, que narra sua convivência com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), lança na bienal seu novo livro, ‘Movido pela Mente’ (Editora Mobilize), onde narra sua trajetória para melhorar a mobilidade urbana, e autografa a obra no dia 5 de agosto, das 10h às 13h, no estande da Lura Editorial.

Libras

Nas duas praças do BiblioSesc haverá sarau, espetáculos de música e literatura. Nos dias 4 de agosto, na Praça da Palavra, e no dia 11 de agosto, na Praça de Histórias, sempre às 11h, Mirela Estelles e Amarilis Reto vão narrar, simultaneamente, histórias em português e na Língua Brasileira de Sinais.


Microsoft

Pela primeira vez, a gigante de tecnologia participa da Bienal do Livro de São Paulo. A empresa vai mostrar na prática – em todos os dias do evento, sempre às 13h – como tecnologia e acessibilidade promovem educação de qualidade, aprendizagem personalizada e inclusiva para estudantes com deficiência dentro e fora da sala de aula.


Crédito da imagem: monticelllo – iStock


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020