Rede Lucy Montoro recebe equipamento de robótica

Compartilhe


Durante a tarde desta quarta-feira, 13 de junho, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e o Governador do Estado de São Paulo, Márcio França entregaram um novo equipamento de robótica, com tecnologia inédita, para a unidade de Santos da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Paciente demonstra uso do Vivax, observado pela Dra. Linamara e o governador Márcio França

A unidade, que completou quatro anos de funcionamento, é a primeira a receber o Vivax fora da Capital de São Paulo. O equipamento tem tecnologia 100% nacional, que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores até então não alcançados por nenhuma tecnologia do mundo.


Também estiveram presentes na entrega, o diretor do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos, Celso Vilella Matos, e o engenheiro idealizador do Vivax, Antonio Makiyama. Pioneira em uso de robôs na reabilitação, a Rede Lucy Montoro já conta com equipamento Vivax na unidade Vila Mariana da capital paulista.


A Secretária Dra. Linamara destaca a importância de um equipamento como esse para a Rede de Reabilitação. “A Rede Lucy Montoro cumpre seu papel na formação de recursos humanos, na qualidade da assistência oferecida aos pacientes e no estímulo e apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias. Este é o Brasil produtor de tecnologias para que todos os brasileiros sejam usuários de produtos assistivos que melhorem a qualidade de vida”, destacou.


O Vivax, viabilizado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp, possibilita uma amplitude do movimento do braço até então não alcançada em nenhuma tecnologia existente no mundo, ao permitir movimentos tridimensionais mais realistas e próximos às atividades cotidianas dos pacientes.


Entre as vantagens da nova tecnologia está o fato de o aparelho ser portátil e pesar apenas 15 quilos, cerca de 7 vezes mais leve do que os equipamentos disponíveis no mercado, aproximando a tendência de os pacientes utilizarem a robótica em casa.


Além de ser mais vantajoso no peso, o robô apresenta um custo significativamente inferior a um equipamento similar no mercado e permite maior feedback auditivo e visual ao disponibilizar games mais atrativos. A novidade é voltada para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pessoas com paralisia cerebral, lesão encefálica, lesão medular, traumatismo craniano e doenças degenerativas.


Desde o início de funcionamento da Rede Lucy Montoro em Santos, foram realizados cerca de 170 mil atendimentos e dispensados mais de 9 mil órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020