App para alfabetização de crianças com Dislexia

Compartilhe »»

Educadora Nadine Heisler criou um projeto de app de ensino para crianças com distúrbio de aprendizado)


A alfabetização é uma das fases mais importantes do período escolar. Durante esse processo, há as que se desenvolvem com rapidez, enquanto outras sentem dificuldade e levam mais tempo. Uma coisa é igual para todas: gostam de brincar com joguinhos de celular. Foi com esta teoria que a educadora Nadine Heisler criou um projeto de app de ensino para crianças com dislexia (distúrbio de aprendizado), o DOM.

Destinado a pequenos jogadores de 6 a 8 anos, o game é baseado em exercícios de alteração de timbre na vogal tônica, com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica das crianças e facilitar o processo de alfabetização.

O dragão Dom, mascote do jogo, trabalha o aprendizado de forma lúdica e interativa, fazendo com que as crianças se acostumem com os fonemas da língua portuguesa e criem uma relação entre os sons das palavras e as suas grafias.

Segundo Nadine, o aplicativo tem como objetivo ajudar não só a criança com dislexia, mas qualquer aluno que esteja com dificuldade durante o processo de alfabetização.

“O jogo faz parte de um projeto maior chamado Domlexia, uma plataforma com informações, cursos e espaço para dúvidas sobre o distúrbio”, afirma.

O projeto educacional já foi desenvolvido para as plataformas Android e IOS, porém há mais etapas que devem ser concluídas para o jogo ser oferecido ao público.

Para ganhar corpo, o app teve financiamento coletivo no Catarse. Segundo Nadine, o jogo será testado com 30 crianças de escolas públicas e privadas de Florianópolis, em Santa Catarina, após ser concluído, nos próximos meses.
“Vamos fazer uma experiência de 30 dias para validar o aplicativo e, finalmente, oferecê-lo aos estudantes”, afirma.

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.