Programa Ágora é lançado em São Paulo: fomento à inserção profissional de pessoas com deficiência

Compartilhe

Lara Souto, coordenadora da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Aconteceu nesta sexta-feira, 24 de novembro, a cerimônia para apresentação do Programa Ágora Brasil e do lançamento da Web Rádio ONCB, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, capital paulista. A ação foi idealizada pela Organização Nacional de Cegos no Brasil, em parceria com a Fundação ONCE para Solidariedade com Pessoas Cegas da América Latina (FOAL), a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contando com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

O ponto focal foi a apresentação dos parceiros do Programa Ágora, além de fomentar a ação. Trata-se de um programa digital para fomento à inclusão profissional de pessoas com deficiência visual. Está presente em 14 países da América Latina e visa contribuir com a orientação e capacitação de pessoas cegas e/ou com baixa visão e com o desenvolvimento de estratégias para inserção no mercado de trabalho.

Segundo o Censo/2010 do IBGE, no Brasil há 35,7 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil; e no estado de São Paulo, são mais de 7 milhões. Desse total do Estado de São Paulo, 16% declararam ser pessoas com deficiência visual severa ou total.  

O programa Ágora pode ser comparado ao “Linkedin”, plataforma profissional para pessoas com e sem deficiência, porém o Ágora será voltado aos profissionais com deficiência visual das várias áreas, concentrando informações para gerar oportunidades de emprego.

No Brasil, o Ágora chega com um desenho pensado para atender às demandas e potencialidades locais. Sua concepção foi planejada e alinhada com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, objetivando promover estratégias de orientação para o empreendedorismo e o mundo do trabalho, acesso à formação profissional contínua, bem como o apoio à busca, obtenção e manutenção do emprego.

O lançamento contou com a participação de Antônio Muniz, presidente da Organização Nacional de Cegos no Brasil; a diretora da Fundação ONCE, Maria de Jesus Varela; Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro; Helder Maciel, secretário geral da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais; e Lara Souto, coordenadora, representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Antônio Muniz explicou sobre a escolha do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro como sede da apresentação do Programa Ágora, assemelhando a luta da pessoa com deficiência no contexto esportivo, indo ao encontro da luta e motivação de uma pessoa com deficiência para conseguir emprego. “A nossa batalha é pelo fortalecimento da empregabilidade de pessoas cegas aqui no Brasil, e com esses espaços já fortalecidos dos nossos parceiros, tendemos a estimular o crescimento desse programa”, relata.

A coordenadora Lara Souto destacou o quanto o Ágora pode ser positivo, pois “o programa não vai mudar apenas a vida das pessoas com deficiência, mas a sociedade”.

Em audiência com a Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Battistella, no dia anterior ao lançamento, os coordenadores do Programa Ágora entenderam que várias ações mantidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo podem contribuir com a efetivação do Programa no Brasil, como o Programa de Bibliotecas Acessíveis, em que o Governo de São Paulo beneficiou mais de 60 bibliotecas e seus usuários poderão se cadastrar no Ágora.

Outras ações também foram consideradas como possibilidades de fomento à plataforma, como o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, em que empresas e profissionais podem encontrar no Ágora novas possibilidades de acesso a empregados e a empregos, respectivamente. Também o Programa Sebrae Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, pode ser uma possibilidade de conexão.

WEB RÁDIO ONCB É LANÇADA

Na ocasião também foi lançada a Web Rádio ONCB, em parceria com a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), por meio da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência (SNDP). Sob o slogan “O som de todas as vozes”, a rádio vai funcionar via internet e contar com programas, músicas, e informações sobre a pessoa com deficiência visual.

Com o propósito de abrir espaço para debates, entretenimento, bem como tratar informações difundidas pela própria Organização Nacional de Cegos no Brasil (ONCB), a web radio tem fácil acesso e busca ser uma alternativa de interagir com a organização.  “Haverá um diálogo transversal com outras áreas, para campanhas educativas, transmissões de palestras e cursos, entre outros”, destacou o coordenador da web rádio e vice-presidente da ONCB, Beto Pereira.

A Web Rádio ONCB já está disponível, a princípio, também para celular na versão Android. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Para mais detalhes sobre o Programa Ágora e acesso à Web Rádio ONCB, confira em: http://www.oncb.org.br



Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020