01/11/2017

Paraibano cria óculos especiais que ampliar o campo de visão

Oftalmologista de João Pessoa desenvolveu um óculos especial capaz de aumentar o campo visual de pessoas que desenvolveram visão tubular devido à doenças como Glaucoma e Retinose Pigmentar.


Projetado pelo Oftalmologista Osvaldo Travassos, o aparelho que se assemelha a dois óculos unidos um sobre o outro, utiliza várias lentes positivas e negativas diferentes para ajudar na ampliação da visão, aumentando assim a quantidade de elementos que o campo visual consegue captar, reduzindo desta maneira a sensação de que se olha o mundo através de um tubo que ocorre ao se perder a visão periférica.

“Quando se perde a visão periférica, a pessoa passa a ver apenas pela visão central, que se parece como se estivesse olhando por um tubo. Com isso, a pessoa perde a noção do que está ao redor, tendo que olhar as coisas por partes para poder saber onde estão ou como são os objetos”, explica o Oftalmologista.

A ideia do projeto surgiu em 2013,no entanto, só em 2016 que seu inventor se convenceu dos resultados e apresentou os óculos em um congresso oftalmológico realizado em Belo Horizonte. Durante este período o Oftalmologista já testou o aparelho com 20 pacientes e para cada um foi desenvolvido um óculos único baseado em seu grau de visão tubular, assim, após a realização de exames e cálculos específicos, o médico consegue desenvolver artesanalmente um aparelho capaz de melhorar a visão do paciente. “Como atualmente ele funciona como se fossem dois óculos, a construção do instrumento é semelhante a de um óculos, que podem ser confeccionados em uma ótica convencional”, comenta Osvaldo.

Atualmente o médico continua com as pesquisas e testes com os pacientes para melhorar ainda mais o aparelho. Ele espera patentear sua invenção em breve para que ele chegue o mais rápido possível ao grande público da melhor forma possível.. Por enquanto, apenas pessoas selecionadas podem testá-lo.

Para conhecer o relato de uma das pacientes que testou o aparelho visite o blog Retinose Pigmentar clicando aqui.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.