A história do jovem com Down que criou sua marca de brigadeiro: a Downlicia
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Conheça a história de Gabriel Bernardes de Lima, que
aos 21 anos lançou sua marca própria de brigadeiro, em São Paulo
O Estilo Uol publicou uma
matéria sobre Gabriel Bernardes de Lima, um jovem empreendedor com Síndrome de
Down que decidiu abrir sua própria brigaderia. Leia o texto na íntegra:
Gabriel Bernardes de Lima, 21 anos, começou, em abril,
a fazer brigadeiros gourmet para vender. Como qualquer jovem, já faz grandes
planos para o dinheiro que tem ganhado. “Quero comprar um carro e ter a minha
própria loja”. Gabriel tem síndrome de Down.
O projeto ainda levará algum tempo para ser realizado,
mas ele já contribui com as contas da casa em que mora com a mãe, a secretária
Martha, e a irmã mais velha, Carolina, 22, em um bairro da zona sul de São
Paulo.
Antes de ser um negócio, a Downlicia – marca dos
brigadeiros de Gabriel – é mais um esforço de Martha para mostrar que a
síndrome não é empecilho para uma vida independente.
Cozinheiro precoce
“O Gabriel começou a se interessar por cozinhar com uns
nove anos. Ele fazia sanduíches e sucos. Já maior, eu o ensinei a mexer no
fogão, e ele aprendeu a fazer café, fritar ovo… Quando falava para alguém o que
ele sabia fazer, percebia que a pessoa me olhava desacreditando. Foi assim que
tive a ideia de gravar os vídeos”, fala Martha. A primeira gravação postada no
YouTube por Martha – que aprendeu fuçando na internet a editar e a postar na
plataforma– mostra o rapaz passando um cafezinho no coador.
Depois vieram vídeos dele fazendo macarrão com molho
branco, bolo de coco e pastel. Entre uma receita e outra, a secretária gravava
outras cenas do cotidiano do filho, como ele se barbeando e fazendo aulas de
bateria.
A iniciativa teve como objetivo inicial mostrar a vida
autônoma que o rapaz leva. Segundo a mãe, Gabriel entende melhor os percursos
de metrô do que ela. Sai sozinho para resolver tarefas do dia a dia e tem conta
em banco.
Surge um negócio
Em abril, depois de postar um vídeo no qual Gabriel
aparecia fazendo brigadeiro de limão e de café, os conhecidos começaram a
perguntar para Martha se eles estavam vendendo os doces. A secretária
pensou: “Por que não?”, afinal, já pensava em ajudá-lo a encontrar um emprego.
A secretária enfrentava sérias dificuldades financeiras
desde 2015, quando viu minguar o seu negócio, que era agenciar DJs para tocar
em clubes e festas. Sem contar com a ajuda financeira –nem a presença– do pai
dos filhos, Martha teve de sair do apartamento alugado em que vivia para um bem
mais simples, sem contrato formal.
A situação ficou difícil a ponto de ela ter de pedir ao padre da paróquia do
bairro uma cesta básica mensal para a família. “Chegamos a não ter nada em casa
para comer”, conta ela, que, logo depois, começou a trabalhar na secretaria da
igreja, sua ocupação atual.
Cliente famosa
As primeiras encomendas vieram de pessoas conhecidas,
mas o negócio engrenou. Os pedidos agora chegam via redes sociais. A página da Downlicia no
Facebook tem mais de 13 mil curtidas. No Instagram,
Gabriel tem quase 4.400 seguidores. “Não sei como os brigadeiros chegaram na
youtuber Kéfera, que até gravou um vídeo no Stories mostrando os doces e o
folheto da marca”, diz a mãe.
Agora Gabriel concilia a produção dos brigadeiros com
os estudos – ele está no nono ano de uma escola especia l— e os passatempos
típicos da idade. “Jogo videogame e vou na balada.” Questionado sobre o tipo de
música que gosta, ele responde rapidinho: “Rap e funk”.
Fonte: Estilo
Uol
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