Primeira aula do curso Ensino Médio Inclusivo acontece em São Paulo
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Curso tem como
objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto
aos professores da Rede Estadual de Educação
Nesta quarta-feira (2/8) aconteceu no estúdio da
Rede do Saber, situado no prédio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de
Professores – EFAP, a aula inaugural do curso “Ensino Médio Inclusivo:
construindo uma escola para todos”. Trata-se de uma parceria entre as
Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação de
São Paulo, o Instituto Unibanco, e o Instituto Rodrigo Mendes, que realiza a
ação.
Representantes das instituições parceiras estiveram
presentes para apresentar o curso e dar as boas-vindas aos cursistas. Luiz
Carlos Lopes, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa
com Deficiência, acompanhado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do
Instituto Rodrigo Mendes; Ricardo Henriques, superintendente executivo do
Instituto Unibanco; Luiz Henrique Conceição, coordenador de formação do
Instituto Rodrigo Mendes; e Luiz Cândido Maria, coordenador da Escola de
Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP, transmitiram aos cursistas
informações acerca do curso e a expectativa para um ensino cada vez mais
inclusivo.
O curso tem como objetivo desenvolver ação de formação
continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da Rede
Estadual de Educação. Em formato semipresencial, a capacitação tem o objetivo
de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no
Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado, propiciando
melhor atendimento aos estudantes com deficiência.
Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a
cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania. A
expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na
interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências
produzidas em projetos locais.
Na primeira fase, a parceria é aberta a profissionais
das 13 Diretorias de Ensino da capital, incluindo professores da Sala
de Recursos, professores da Educação Básica II (atua nos Anos Finais
do Ensino Fundamental e Ensino Médio), diretores,
vice-diretores, supervisores, diretores de Núcleo Pedagógico e professor
coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP (preferencialmente de
Educação Especial).
Num total de 100 horas, divididas em 14 aulas por
videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede
de ensino estadual – Rede do Saber – e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo
Mendes, os cursistas vão desenvolver um projeto local de intervenção nas
escolas onde trabalham. Um ponto de destaque da primeira edição do curso é
alcançar as famílias e alunos sem deficiência para ampliar a consciência sobre
os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva.Conheça
o lançamento do Programa no site
da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência .
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