Série mostra boas práticas de inclusão no mercado de trabalho

Compartilhe

Em comemoração ao Dia Internacional do trabalho, o portal do DIVERSA Site externo criou uma lista de conteúdos voltados à educação inclusiva e o mundo do trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) disponibilizaram gratuitamente a série de documentários “O futuro que queremos” Site externoSite externo. Dividida em capítulos, a produção trata da inclusão de pessoas com deficiências no mundo do trabalho em diferentes regiões do Brasil. A cada episódio, um novo personagem apresenta sua rotina, revelando suas dificuldades, habilidades e conquistas cotidianas. Os vídeos têm cerca de cinco minutos de duração e contam com recursos de acessibilidade Site externoSite externo, como Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição.

Experiências educacionais

A websérie começa história de Joemerson, menino com paralisia cerebral Site externo e sua experiência educacional inclusiva na cidade de Coaraci (BA). Por meio de um conjunto de políticas públicas Site externo e do trabalho colaborativo entre a escola e a família do estudante, seu processo de escolarização tem garantido o desenvolvimento de sua autonomia Site externo.

Episódio 1 – Educação: direito, inclusão e afeto

Como construir uma educação profissional Site externo inclusiva? O segundo episódio “Tecnologia, inclusão e futuro” apresenta as ações afirmativas e os recursos de acessibilidade do SENAI CIMATEC em Salvador (BA), por meio da experiência das estudantes Daiane Oliveira e Julia Ribeiro, ambas com deficiência física.

Como incluir pessoas com deficiência no mundo trabalho?

Nos demais capítulos, a série também esclarece o que é a lei de cotas, como estabelecer uma rotina de trabalho que garanta a autonomia Site externo da pessoa com deficiência e revela quais adaptações são necessárias ao ambiente de trabalho.

Além disso, “O futuro que queremos” explica o conceito de pessoa com deficiência, como o convívio e o respeito às diferenças pode beneficiar a todos os trabalhadores e mostra formas possíveis para contornar as barreiras de comunicação para a garantia da participação plena de todos, sobretudo das pessoas surdas.

Outras referências 

Para aprofundar as reflexões suscitadas pela série, o DIVERSA preparou uma seleção de artigos sobre educação e trabalho. Os textos são escritos por especialistas em inclusão e trazem reflexões sobre a importância de políticas públicas intersetoriais e sobre a dicotomia entre um modelo de educação que visa ao mercado e uma educação para a cidadania. Além disso, também relatam experiências reais de capacitação na educação de jovens e adultos (EJA) e de inclusão no mercado de trabalho por meio da educação profissional. Confira!







Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020