Fundação Dorina Nowill e Lew’LaraTBWA criam campanha de acessibilidade na internet
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Projeto “The Hacker Spot”, substitui os
códigos dos banners por mensagens informativas sobre cursos, leis e dicas para
pessoas com deficiência visual
Para navegar na internet, pessoas com
deficiência visual utilizam o leitor de tela. Esse recurso lê cada item das
páginas para o usuário. Entretanto nem todo conteúdo é acessível para esse
público como, por exemplo, os banners, que são lidos por códigos formados por
diversas letras aleatórias. Pensando em estimular o cumprimento da lei nº
13.146/2015, que determina que os recursos de acessibilidade sejam obrigatórios
em qualquer canal virtual e demonstrar a importância da inclusão
social, a Lew’LaraTBWA, em parceria com a Fundação Dorina
Nowill, criou o projeto The Hacker Spot.
Com o objetivo de tornar todo o conteúdo
acessível e inclusivo, desde março a agência inseriu na linguagem de
programação dos banners de diversos anunciantes, spots informativos que trazem
notícias sobre cursos, leis, dicas, eventos e experiências motivacionais.
“É muito gratificante poder trabalhar com a
Fundação Dorina Nowill. O Hacker Spot transformou os banners em spots de rádio.
E isso deixou a vida de pessoas com deficiência visual melhor e criou um canal
inteiramente novo com esse público. Engraçado o rádio hackear a internet,
né?”, comenta Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA.
Em parceria com a empresa de adserver “Predicta”,
os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o
leitor de telas deixou de ler uma série de letras aleatórias e passou a
transmitir mensagens, como: “Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill
para Cegos. Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com
deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação
especial, empregabilidade e acesso à informação. Pressione enter para acessar
nosso site e saber mais.”
Ao final do spot escutado no banner, os
usuários podem apertar a tecla “enter” e se direcionar para o site da fundação,
que também é acessível e contém informações úteis sobre a deficiência visual
para pessoas cegas e com baixa visão. Para saber mais acesse fundacaodorina.org.br
Quem quiser participar da campanha e tornar
o banner do seu próprio site acessível, utilizando inclusive os spots da
Fundação Dorina Nowill, basta acessar thehackerspot.com.br e seguir
o tutorial. O portal, que também é inclusivo, ainda traz depoimentos de todas
as pessoas que participaram da campanha.
Fonte:Inteligemcia
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