UEL adapta provas de concursos para ajudar PCD

Compartilhe

Testes especiais são elaborados conforme solicitação de candidatos.
Para cegos, gráficos são construídos com diferentes materiais.


Passar no vestibular ou em um concurso público não é uma missão fácil, e se há algum tipo de limitação, essa tarefa pode se tornar ainda mais difícil. Mas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, tem feito provas adaptadas para pessoas que têm algum tipo de deficiência. Isso ajuda muito no processo da conquista por uma vaga.

O toque revela as formas e as curvas. O gráfico foi adaptado e ganhou legenda em braile. A prova realizada por Guilherme Almeida, estudante de educação física, foi feita para ser sentida.

“Consigo fazer a prova porque eles [organização] proporcionaram a prova de forma plena. Consigo fazer cada questão com tranquilidade, com os recursos, com tudo o que eu preciso para fazer uma prova em igualdade com todos os outros candidatos do concurso”, diz o estudante de educação física.

O estudante tem apenas 3% da visão no olho direito. Ele fez o concurso público da Câmara de Vereadores de Londrina no domingo (29) e concorre a um cargo em que há uma vaga reservada para pessoas com deficiência. Dos 12 mil inscritos no concurso, 300 tiveram um atendimento especial por causa de limitações físicas, como audição ou visão.

Para produzir as provas adaptadas, conforme a deficiência relatada pelo candidato, os elaboradores precisam ter criatividade e rigor técnico para que o gráfico original seja reproduzido com fidelidade. O trabalho é preparado sob demanda: o candidato tem que solicitar a prova com alto-relevo, em braile ou em tamanho ampliado.

“Nós convidamos um professor que saiba lidar com esse material, um especialista na área, e que sempre nos auxilia”, diz a diretora pedagógica da Coordenaria de Processos Seletivos, Sandra Barbosa.

Quem participa da elaboração diz que as provas adaptadas dão mais autonomia aos candidatos com deficiência.

“É a possibilidade que o candidato tem dele, sozinho, fazer a leitura das questões e alternativas quantas vezes ele achar necessário”, pontua o assessor pedagógico Luiz Melo.

Os gêmeos André e Anderson Alcântara perderam a visão quando ainda eram crianças. No fim do de 2016, prestaram o vestibular da UEL, mas não sabiam que podiam fazer a prova em braile e com gráficos em alto-relevo. Eles realizaram o teste com a ajuda de um leitor. O André foi aprovado no curso de letras.

“Foi uma surpresa, porque achei que tinha ido mal na segunda fase, então não estava muito confiante”, conta o estudante André de Alcântara.

O Anderson prestou vestibular para jornalismo, e infelizmente não conseguiu passar. Agora, ele faz planos para o próximo desafio.

“Se tem essa chance tem que aproveitar. Vou fazer de tudo para conseguir fazer o cursinho e entrar na faculdade desta vez”, declarou Anderson de Alcântara.

Os gêmeos provam que com vontade, as dificuldades podem ser superadas. Já com as provas adaptadas fica um pouco mais fácil enfrentar a concorrência feroz dos concursos e vestibulares.

” Esses recursos não foram feitos por pessoas que têm deficiência, mas eu vejo que eles conseguiram se colocar no lugar de uma pessoa como eu”, finaliza Guilherme Almeida.

É o futuro na ponta dos dedos.


Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020