Carnaval acessível: Prefeitura de São Paulo promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual na maior festa cultural brasileira

Compartilhe

Iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência visa tornar o carnaval mais acessível oferecendo recursos de audiodescrição e interpretação em Libras

São Paulo, 21 de fevereiro de 2017 – Com o objetivo de proporcionar acessibilidade para a maior festa cultural do Brasil, a Prefeitura de São Paulo promove o ‘Carnaval Acessível’, ação que levará audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os desfiles das Escolas de Samba do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Organizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris), o projeto vai reunir um grupo de 50 pessoas – entre pessoas com deficiência visual, surdos, intérpretes de Libras e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para prestigiar o carnaval paulistano no Camarote da Cidade, que terá recursos de acessibilidade de audiodescrição.

A audiodescrição descreve, por meio de áudio, todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas em diálogos, como cores, expressões faciais, figurino, entre outras.  Os convidados do Camarote da Cidade poderão experimentar este recurso de acessibilidade durante o desfile, obtendo uma nova percepção sensorial. Pessoas com deficiência visual ligadas a entidades também participarão da atividade para avaliar a descrição falada e opinar sobre como melhorar a inclusão da pessoa com deficiência no carnaval paulista.  

Além disso, acontece a segunda edição do projeto “Samba com as Mãos”, que irá disponibilizar vídeos com a tradução em Libras dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a atividade inclusiva é um grande estímulo para a participação deste público nas ações da cidade: “Todas as pessoas com deficiência tem o direito de acessar e participar das festas de São Paulo, ainda mais no Carnaval, a maior festa brasileira! Pessoas com e sem deficiência devem comemorar esta data e tornar esta folia cada vez mais acessível!”, explica o secretário.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 2,7 milhões de pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência, sendo 346 mil pessoas com deficiência visual e 120 mil surdos.

Veja abaixo os vídeos das traduções dos sambas-enredos para Libras de 2017:



Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência 
Assessoria de Comunicação e Imprensa


(11) 3913-4075 / 4070

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020