24/01/2017

Artistas que pintam com a boca e os pés ganham exposição em São Paulo

Memorial da Inclusão recebe “São Paulo, terra boa!”, mostra com releituras de monumentos em homenagem aos 463 anos da cidade


O Memorial da Inclusão recebe a exposição “São Paulo, terra boa!”, de 24 de janeiro a 23 de fevereiro.

A mostra, que homenageia os 463 anos da cidade de São Paulo, traz 29 telas com releituras de espaços simbólicos da cidade, como a Avenida Paulista, o Estádio do Pacaembu, o Mercadão Municipal e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Todas as peças foram produzidas por artistas com deficiência que pintam com a boca e os pés. O espaço está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda.

As obras são produzidas com óleo sobre tela, tinta acrílica sobre tela e aquarela sobre papel. A ideia é retratar parte dos monumentos históricos e pontos turísticos paulistanos como patrimônio cultural com o objetivo de fomentar o interesse pela arquitetura, lazer e cultura desses espaços e homenagear a cidade. A exposição possui audiodescrição e impressão dos textos com fonte ampliada e em braile.

Além das exposições temporárias, o Memorial da Inclusão tem um acervo fixo que aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Exposição São Paulo, terra boa!
Quando: de 24/1 a 23/1, de segunda à sexta, das 10h às 17h
Onde: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Obs.: Entrada gratuita


Fonte: Assessoria
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.