23/11/2016

Virada Inclusiva: três dias de cultura, inclusão e conscientização



O primeiro fim de semana de dezembro, o Estado de São Paulo será tomado pela onda da inclusão. A 7ª edição da Virada Inclusiva, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, acontece de 02 a 04 de dezembro, na Capital e outros cerca de 30 municípios do Estado de São Paulo, com ações culturais, esportivas e de lazer.

Além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 03 de dezembro, a Virada incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô, e todos os espaços possíveis.

  
O evento conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível, que começou no Estado de São Paulo e vem se ampliando em uma grande celebração internacional.

Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para todos. São três dias em que a sociedade pode vislumbrar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável.



EXPOSIÇÃO 
 
De 02 a 07 de dezembro, São Paulo recebe a exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”. A mostra é parte da Virada Inclusiva e fica no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. É realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão.

A mostra apresenta 12 personalidades brasileiras e estrangeiras que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento e que contribuíram para a humanidade. Os nomes em destaque participaram da luta por direitos humanos e pelo acesso a arte e a cultura, deixando sua marca no processo de busca pela melhoria da qualidade de vida em sociedade. Além disso, contam com um aspecto comum: a deficiência.


Os visitantes são convidados a conhecer as instigantes trajetórias das personalidades por meio dos sentidos. As 12 instalações promovem a interação sensorial com o público de diferentes formas, com referência à habilidade que tornou notório cada nome da lista.

Algumas das experiências será fazer o próprio registro artístico no mini-ateliê da pintora Anita Malfatti, testar as técnicas do fotógrafo cego Evgen Bavcar, tentar ler ou escrever em braile na instalação sobre Dorina Nowill ou, ainda, sentir a vibração da “Ode à Alegria”, da 9ª. Sinfonia, no display relativo a Beethoven.

A exposição é acessível, conta com audiodescrição e textos em dupla leitura (braile e Português ampliado) e após o período, ficará exposta no Memorial da Inclusão, de 08 de dezembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017.

SERVIÇO
 
Virada Inclusiva
Data:
de 02 a 04 de dezembro
Programação: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/

Exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”
Data:
de 02 a 07 de dezembro
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2000, Capital

Data: de 08 de dezembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira.
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Memorial da Inclusão/Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda (próximo à estação de ônibus/trem/metrô Barra Funda)

Entrada Franca.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.