Deficientes auditivos podem fazer carteira de habilitação

Compartilhe

As pessoas com deficiência auditiva podem obter a autorização para dirigir. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso. A ideia, segundo a autarquia, é aprimorar o atendimento para as pessoas com deficiências. Isso devido ao aumento da procura por pessoas com deficiência para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O objetivo é melhorar o atendimento e o relacionamento da autarquia com essas pessoas. Uma das novidades é para as pessoas com deficiência auditiva, que terão ter autorização para dirigir. O procedimento da abertura do processo de habilitação é o padrão, utilizado por todos os cidadãos. A mudança está na prova teórica, onde haverá o recurso de libras. O Detran afirma que não há restrição quanto ao nível de surdez do candidato.

O Departamento Estadual de Trânsito afirma que o processo funcionará da seguinte forma: no início da prova, um vídeo reproduzido para os candidatos terá um tradutor de sinais no canto da tela orientando como o exame deve ser realizado.

O candidato terá uma hora e meia para fazer a avaliação. Depois de aprovado nesta fase, ele estará apto a fazer o teste prático de direção.

Este ano, o Detran realizou teste com o sistema para validar o novo serviço em Cáceres, onde o primeiro candidato surdo apresentou interesse em obter a carteira de habilitação.

Também foi promovida a capacitação de 20 servidores com curso básico de tradutor de libras para assistência no atendimento de todos os serviços da autarquia.

Até então, oito localidades estão aptas para realizar a prova. São elas: Cuiabá (sede), Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Sorriso.

O serviço de abertura do processo de habilitação para pessoas com deficiência auditiva já está sendo utilizado na sede e nas unidades citadas.

DADOS – O Censo 2010 mostrou que quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. No Estado de Mato Grosso este percentual chega a 22,50% da população.

Uma das deficiências é a auditiva. A pesquisa aponta que no Estado 4.381 pessoas não ouvem de modo algum, 22.705 tem grande dificuldade de ouvir e 100.334 pessoas tem algum tipo de dificuldade auditiva.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020