Paralimpíada e Olimpíada recebem ações do MTur
Compartilhe
O
objetivo é aproveitar a visibilidade das competições para sensibilizar
visitantes e prestadores de serviço do setor
Por Gustavo Henrique Braga
Foto: Paulino Menezes
Com o intuito de aproveitar o impacto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no
Brasil, em relação à questão da sustentabilidade, o Ministério do Turismo
preparou um conjunto de ações voltadas ao tema. As medidas têm como objetivo
sensibilizar turistas e prestadores de serviço sobre a importância da
prática do turismo responsável, com atenção especial ao período das competições.
Entre as ações executadas na cidade-sede dos jogos
esteve o lançamento do Mapa de
Sustentabilidade do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das
Operadoras de Turismo (Braztoa). A ferramenta permite ao interessado navegar em
um mapa georeferenciado com dados e informações das iniciativas vencedoras de
todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – um reconhecimento de
boas práticas relacionadas ao tema. Os cases também podem ser vistos nos dois
armazéns da Casa Brasil por meio de totens e telas touch screen disponibilizados
no espaço.
“Aproveitamos o momento dos jogos, que tradicionalmente
concentra um grande números de visitantes nacionais e internacionais, para
reforçar uma conjuntos de ações que mostrem para os turistas a importância da
prática do turismo responsável. E nesse ponto, a questão da sustentabilidade é
de extrema relevância para mudarmos a forma com a qual lidamos com a atividade
turística”, afirmou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do
Turismo, Isabel Barnasque.
Na mesma estrutura o visitante pode conhecer roteiros
turísticos, chamados autênticos, ou seja, com foco responsável, a começar
pela cidade-sede dos jogos, o Rio de Janeiro. Os roteiros fazem parte da
campanhaPassaporte Verde, do
Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a
parceria da Pasta. Ainda entre as ações articuladas pelo MTUr foram
disponibilizados cerca de 45 mil marca páginas com QR-code que remete
para várias publicações do MTur, Embratur e demais parceiros. Os materiais
encontram-se em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Entre os materiais disponibilizados estão o Passaporte
Verde e o Guia de Acessibilidade, além de 30 mil adesivos com mensagens
responsáveis da Campanha Passaporte Verde, como a do slogan “Eu Cuido do Meu
Destino”, em português e inglês. A distribuição desse material em 54 Centros de
Atendimento ao Turista no Rio de Janeiro, faz parte da parceria entre MTur e
RioTur.
A equipe do MTur promoveu, ainda, palestras de
sensibilização com representantes do setor sobre os temas relacionados ao
turismo responsável durante o período que antecedeu os jogos. Em mais uma ação
do MTur, os visitantes da Casa Brasil podem ter acesso a um vídeo sobre a Campanha
Passaporte Verde disponibilizado em três idiomas em totens posicionados nos
espaços da Casa.
CASA BRASIL – No
último domingo (28), a Casa Brasil completou a marca de 300 mil visitantes
desde a sua abertura no dia 5 de agosto. Projetado para ser a vitrine do país
durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Casa Brasil reúne, num só
lugar, cultura, turismo, esporte, negócios e muito mais.
Fonte: Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.