Exoesqueleto para crianças faz pacientes andarem pela primeira vez

Compartilhe

Primeiro exoesqueleto para crianças faz pacientes andarem pela primeira vez



O dispositivo de 12 kg é composto por hastes longas de suporte ajustadas para caber em torno das pernas e do torso de uma criança. Uma série de motores imita os músculos humanos nas articulações, dando ao paciente a força necessária para ficar em pé e andar.


O sistema conta com uma série de sensores, um controlador de movimento e uma bateria de cinco horas. Trata-se de um protótipo em fase pré-clínica, então ele deve receber melhorias de design no futuro.


Este exoesqueleto de alumínio e titânio pode ser expandido e modificado para acomodar crianças com idade entre 3 e 14 anos. A pesquisadora Elena García, do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), explica a necessidade disso em um comunicado:


A principal dificuldade ao desenvolver este tipo de exoesqueleto pediátrico é que os sintomas de doenças neuromusculares, tais como a atrofia muscular espinhal, variam ao longo do tempo tanto nas articulações como em todo o corpo. Por isso, é necessário um exoesqueleto capaz de se adaptar a essas mudanças de forma autônoma. Nosso modelo inclui articulações inteligentes que modificam a rigidez automaticamente e se adaptam aos sintomas de cada criança a cada momento.


O exoesqueleto foi desenvolvido pelo órgão espanhol CSIC, e faz mais do que apenas ajudar as crianças a andar – em alguns casos, pela primeira vez. Fazendo com que elas se movam, o dispositivo evita o aparecimento de escoliose, osteoporose e insuficiência respiratória.


A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa com origem genética que enfraquece os músculos do corpo e afeta aproximadamente 1 em 10.000 nascimentos. Espera-se que, no futuro, este exoesqueleto não seja usado apenas em hospitais, como também nas casas dos pacientes.


Fonte: GIZMODO

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020