22/06/2016

Central de Libras será inaugurada em São João do Piauí



Uma Central de Interpretação de Libras (CIL) será inaugurada, neste sábado (18), no município de São João do Piauí. A implantação desse espaço é realizada através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a prefeitura.



O objetivo da CIL é garantir o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, facilitando e viabilizando seu acesso à serviços públicos e informações diversas, ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e surdos. O órgão oferecerá atendimento de forma presencial, virtual e, quando solicitado, o acompanhamento de intérprete de LIBRAS ao local da demanda. A Central receberá bens móveis, computadores e a doação de um veículo e  funcionará na Avenida Candido Coelho, 517- Centro, São João do Piauí.



Segundo o Censo IBGE de 2010, o Piauí apresenta um número de 4.730 pessoas que não ouvem de modo algum, 37.474 que possuem grande dificuldade para ouvir e 143.771 com alguma dificuldade.



O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que a central fortalecer o elo de comunicação entre a comunidade surda e os ouvintes. “Hoje o Brasil é um país bilíngue. Dessa forma, é de fundamental importância à implantação de um órgão que ajudará na comunicação dos deficientes auditivos com os ouvintes, por meio de serviços de tradução e interpretação de libras”, enfatiza o gestor.


Fonte: Sempre Incluídos
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.