26/02/2016

Após 21 anos de acidente, Mara Gabrilli recupera movimento parcial dos braços e utiliza cadeira motorizada

Vinte e um anos após o acidente que a deixou tetraplégica, a deputada Mara Gabrilli comemora a recuperação parcial de pequenos movimentos nos braços.


Foram muitos anos de fisioterapia e exercícios físicos diários, que, duas décadas mais tarde, apresentam resultados surpreendentes.


“É uma grande vitória, estou radiante de alegria”, comemora. “Esse resultado só confirma a diferença que uma boa reabilitação faz na vida de uma pessoa com deficiência. Por isso, minha luta diária para que aparelhos como os que utilizo sejam disponibilizados gratuitamente para todos os brasileiros, pelo SUS”, afirma. A volta dos movimentos permitirá que ela passe a utilizar uma cadeira motorizada, na qual possui autonomia para ir e vir por onde desejar, sem a necessidade de alguém que empurre sua cadeira.


Depois de perder os movimentos do pescoço para baixo em um acidente automobilístico em 1994, Mara se dedicou a entender o funcionamento do próprio corpo e explorar novos caminhos para mantê-lo saudável e ativo. Desde então, iniciou uma rotina diária de exercícios que inclui alongamentos, exercícios de eletroestimulação e até caminhadas em aparelhos específicos para pessoas com deficiência.


“Adaptei minha casa colocando ganchos no teto. Com auxílio de panos e lençóis, fico me pendurando para diminuir a gravidade e o atrito, o que possibilita aumentar o movimento do corpo”. Os treinos acontecem de segunda a segunda, sempre pela manhã, e duram aproximadamente duas horas. Entre as atividades que ela faz em casa estão exercícios cardiorrespiratórios e alongamentos em várias posições diferentes.


Essas experiências serviram de inspiração para a produção de o “Vídeo de exercícios para pessoas com lesão medular”, lançado pelo Instituto Mara Gabrilli e disponibilizado gratuitamente na internet.


Agora motorizada, Mara também poderá testar de uma maneira diferente a acessibilidade da Câmara, como a nova rampa de acesso que interliga o edifício principal aos anexos, inaugurada no início do mês.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.